Necessário para comprovação de vínculo entre estudantes pensionistas e as faculdades e universidades, o Censo Previdenciário é realizado a cada seis meses, geralmente nos meses de janeiro e agosto. Porém, durante este mês, seguindo as medidas de combate à propagação do novo Coronavírus (COVID-19), o recenseamento foi suspenso por tempo indeterminado.
Seguindo a Portaria Nº 58, do dia 30 de Julho de 2020, e as orientações dos decretos governamentais que determinam a redução de atendimento ao público externo durante o período de pandemia. “Vamos agir de forma responsável e suspender a realização deste censo, como fizemos com os serviços de prova de vida no início do mês passado. É uma forma de evitar possíveis aglomerações na nossa sede e colocar em risco as vidas das pessoas”, frisa o diretor-presidente do órgão, José Roberto de Lima.
O Censo Universitário tem o intuito de solidificar a base de dados do SergipePrevidência por meio da atualização das informações destes segurados, coibindo possíveis fraudes. Jovens de 18 a 21 anos de idade que recebem pensão por óbito do seu responsável legal e estejam matriculados em algum curso superior, fazem o recadastramento de forma semestral.