A equipe de fiscalização da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) interditou, nesta quinta-feira, 8, um abatedouro de aves que funcionava de forma irregular no município de Itaporanga d’Ajuda, na Grande Aracaju, após o recebimento de denúncias. Durante a apuração, os fiscais constataram que o empreendimento operava em total desacordo com a legislação ambiental, em condições insalubres e lesivas ao meio ambiente.

O abatedouro já havia sido vistoriado pela Adema em setembro de 2025, quando foi autuado e notificado para paralisação das atividades. Mesmo assim, voltou a funcionar de maneira clandestina, descumprindo as determinações do órgão ambiental. No momento da fiscalização, o estabelecimento estava em pleno funcionamento, com a presença de funcionários, carcaças de animais e também animais vivos, prontos para o abate.

Diante da situação irregular e do flagrante, a equipe promoveu a interdição imediata do local e conduziu o proprietário à Delegacia de Polícia Civil de Itaporanga d’Ajuda, onde ficou à disposição das autoridades competentes para depoimento.

Segundo o gerente de Fiscalização da Adema, Aloízio Franca, o empreendedor está proibido de realizar qualquer tipo de intervenção na área a partir da interdição. “O estabelecimento ficará totalmente paralisado. Caso o empreendedor deseje se regularizar, será necessário se submeter a todo o processo de licenciamento ambiental, no qual será avaliado se a atividade pode ou não ser regularizada”, explicou.

As carcaças de animais encontradas no local, que seriam comercializadas, foram destinadas para descarte, conforme orienta o Decreto federal que dispõe sobre as infrações e sanções administrativas ao meio ambiente, estabelece o processo administrativo federal para apuração destas infrações, e dá outras providências (nº 6514/2008 - Art. 101).

Como denunciar

Todo cidadão pode e deve contribuir para o combate a infrações e crimes ambientais. A Adema tem um canal exclusivo para facilitar o envio de denúncias. Por meio do endereço de e-mail denuncia@adema.se.gov.br, é possível relatar casos de descarte irregular de resíduos sólidos e efluentes, tráfico ou criação ilegal de animais silvestres, desmatamento, queimadas, poluição, empreendimentos não licenciados, dentre outras infrações ambientais. As denúncias também podem ser feitas presencialmente na sede da Adema, em Aracaju, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, ou pelo telefone (79) 3198-7152.