A Barra dos Coqueiros vem apresentando um grande e rápido crescimento econômico e populacional nos últimos anos, além de possuir alto potencial turístico. A cidade está se consolidando, cada vez mais, como um dos principais destinos de investimento e moradia. 

O Censo Demográfico de 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com apoio da Prefeitura de Barra dos Coqueiros, apontou que a população de Barra dos Coqueiros duplicou o número de habitantes e a quantidade de domicílios em 10 anos. 

Os dados do IBGE mostram que a Barra foi a cidade que mais cresceu a população no estado de Sergipe entre os anos de 2010 e 2022, um aumento de 66,2%. Em 2010, havia 24 mil habitantes, já em 2022, cerca de 41 mil. O crescimento imobiliário também foi grande: em 2010, eram cerca de 9.6 mil domicílios, em 2022, pouco mais de 20 mil. 

“Apesar do desenvolvimento contínuo e acelerado do município, não há um crescimento desordenado, pois, a Barra dos Coqueiros possui um Plano Diretor. Esse mecanismo define os instrumentos de planejamento urbano baseados em interesses coletivos para orientar a ocupação e desenvolvimento de seu território”, pontuou o arquiteto e diretor do Departamento de Arquitetura da Secretaria de Obras, Philipe Cerqueira.

Na economia, em 2021, o município se estabeleceu como um dos maiores PIB’s per capita de Sergipe, ocupando a segunda posição. O PIB é um dos principais indicadores que ajudam a medir o desenvolvimento econômico. A Barra também se destaca em comparação aos demais municípios do país, ocupando a posição de 326 de 5.570. 

Condomínios residenciais 
Um dos destaques do ramo imobiliário na Barra dos Coqueiros são os excelentes condomínios horizontais, que atendem a todos os gostos, com diversas faixas de preço. “A preferência pelo horizontal é o conforto, privacidade e a área de lazer ampliada”, indicou o engenheiro civil Daniel Campos. 

Potencial Turístico 
“A Barra dos Coqueiros é o destino turístico mais próximo do destino indutor de Sergipe. Estamos muito próximos de Aracaju e isso permite que o turista possa ter acesso aos segmentos de Sol e Praia, Cultural e as possibilidades de passeios pelo Rio Sergipe bem pertinho do local onde desembarcam”, disse o secretário de Turismo de Barra dos Coqueiros, Ícaro Carvalho. 

Localizada na Barra dos Coqueiros, a Atalaia Nova promete uma paisagem litorânea de aproximadamente 30 quilômetros. É lá onde fica o Espaço Cultural da Atalaia Nova, no qual moradores e turistas se reúnem aos finais de semana para assistir a um pôr do sol belíssimo, com direito a atração musical.      

Outros pontos turísticos que valem ser mencionados além das praias são: a igreja de Santa Luzia, passeio de Tototó (que é patrimônio cultural do Estado de Sergipe), Catadoras de Mangaba e o Parque Estadual de Marituba. 

Mas não só isso, o município prevê inaugurar ainda neste ano duas novas orlas: a Orla da Praia da Costa e a Orla da Rua da Frente. 

“Estamos trabalhando para fomentar a mais adequada aplicação da atividade de modo sustentável. O momento atual do setor é de pesquisa e planejamento para que, de forma técnica, possamos organizar nosso território com oferta de serviços que possam ser satisfatórios aos nossos cidadãos e turistas, com o objetivo de que estes não só nos visitem, mas também possam permanecer e se hospedar no município “, complementou o secretário de Turismo. 

Vale destacar também as duas Feirinhas de Artesanato que acontecem durante o mês na Barra dos Coqueiros. Uma em frente à Paróquia Bom Jesus dos Navegantes, na Atalaia Nova, e a outra ao lado pórtico localizado na entrada da cidade. Nas feirinhas, podem ser conferidos diversos trabalhos das artesãs do município, como também uma vasta gastronomia com ênfase em produtos da terra e atrações musicais. 

Localização 
A localização também é um dos postos-chaves que tornam Barra dos Coqueiros um lugar de potencial investimento imobiliário. Afinal, com a ponte Aracaju-Barra, o município fica a poucos minutos de distância da capital, facilitando que uma pessoa que more na Barra consiga estudar ou trabalhar em Aracaju, por exemplo. 

O administrador de empresas João Paulo Tavares, de 45 anos, mora em Barra dos Coqueiros e trabalha em Aracaju há 7 anos. “É uma experiência agradável. Para ir ao trabalho preciso somente atravessar a ponte para chegar no meu escritório que fica no Edifício Oviêdo Teixeira (no Centro). Levo no máximo 10 minutos fora do horário de pico”, relatou.