A Prefeitura de Rosário do Catete, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na sexta-feira e sábado, 2 e 3 de setembro, respectivamente, 160 exames de mamografia em mulheres com idade entre 50 e 69 anos, na unidade móvel localizada na Praça do Redondo. Em dois anos, 480 exames foram ofertados com objetivo de zerar as demandas reprimidas que estavam aguardando a liberação do Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo a secretária municipal da Saúde, Glícia Fontes, as agentes das unidades básicas de saúde identificam a demanda a fim de evitar o deslocamento das mulheres para outras localidades. “Em 2021, foram realizados 320 exames de mamografia dentro do município. Neste ano, com recursos próprios, trouxemos mais uma vez a carreta para a realização de 160 exames de mamografia. Mais um compromisso da gestão, que por meio da ação preventiva busca cuidar das mulheres rosarenses”, destacou.

“As mulheres atendidas foram cadastradas previamente nas unidades básicas de saúde. Em dois anos, 45 mulheres descobriram o câncer de mama em Rosário do Catete. Após a identificação, as mulheres foram encaminhadas a um profissional oncologista para os procedimentos necessários”, concluiu Glícia Fontes.

Segundo o Ministério da Saúde, a mamografia é uma radiografia das mamas feita por um equipamento de raios X chamado mamógrafo, capaz de identificar alterações suspeitas. A Organização Mundial da Saúde recomenda a realização da mamografia de rastreamento, quando não há sinais nem sintomas em mulheres com idade entre 50 a 69 anos, uma vez a cada dois anos, como forma de identificar o câncer antes do surgimento de sintomas.

Por Keizer Santos