A distribuição de medicamentos do setor farmacêutico da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Itabaiana abastece mais de 30 postos de saúde, além das unidades dos Caps. O serviço é prestado regularmente e atende as demandas de bairros e povoados do município.
De acordo com a farmacêutica Marcely Brito, as compras de medicamentos são feitas para um período de cinco meses, em média. “A gente acompanha a demanda, avalia os estoques e repõe os fármacos. Se o medicamento estiver perto de acabar em alguma unidade, o responsável faz um pedido emergencial, a gente faz a licitação e a medicação é reposta imediatamente”, explicou Marcely.
Farmácia do município não deixar faltar medicamentos
Neste período de pandemia do Coronavírus, o serviço de farmácia se tornou ainda mais importante no município, pois passou a abastecer, também, o centro de atendimento para enfrentamento à covid-19, no bairro Porto. “A unidade utiliza muitos medicamentos injetáveis, além de alguns específicos de síndromes gripais. A gente fez uma compra extra e os pacientes são tratados com essas medicações”, esclarece a farmacêutica.
Outro serviço prestado pelo setor, é o abastecimento de instituições filantrópicas do município, como o Lar Cidade de Deus, o Instituto Fabinho do Abrigo, o Nossa Vida em suas mãos e outras. “Os coordenadores destas instituições nos passam a demanda, a gente faz a licitação e repassa esses medicamentos”, finalizou Marcely.