Município conquista 10ª colocação no ranking nacional e 4ª no Nordeste, reforçando a vocação empreendedora e eficiência da gestão pública

Lagarto alcançou um feito expressivo ao conquistar a 10ª colocação no ranking nacional e a 4ª no ranking regional do Nordeste entre os municípios com menor tempo para abertura de empresas no Brasil. O resultado coloca o município em posição de destaque no Ranking de Competitividade dos Municípios 2025, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), e destaca ainda mais o compromisso da gestão municipal com o desenvolvimento econômico e o fortalecimento do ambiente de negócios.

 O desempenho positivo reflete o trabalho integrado das secretarias municipais da Fazenda (Semfaz) e Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo (Semdee), juntamente com a Sala do Empreendedor Dona Sinhazinha, que vêm atuando de forma estratégica para desburocratizar processos, orientar empresários e garantir mais rapidez e segurança jurídica na formalização de novos empreendimentos em Lagarto.

 O secretário executivo de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo, Genildo Souza Cruz (Nininho da Bolo Bom), celebrou o resultado e ressaltou o empenho da equipe. “Essa colocação é fruto de planejamento, compromisso e muito diálogo com o empresariado lagartense. A Semdee, por meio da Sala do Empreendedor, aliada à Semfaz, tem trabalhado para criar um ambiente favorável e de incentivo aos empreendedores do município, uma das principais premissas da gestão do prefeito Sérgio Reis”, afirmou.

 Para o diretor da Sala do Empreendedor Luzia Dória de Carvalho, conhecida como Dona Sinhazinha, Rafael Evangelista, a conquista é resultado de parceria e de um trabalho contínuo. “Lagarto estar entre os dez municípios brasileiros, assim como ser o quarto regional, mostra que estamos no caminho certo. Temos uma Sala do Empreendedor ativa, que orienta, acompanha e facilita a vida de quem quer empreender, reduzindo prazos, orientando e tornando o processo mais acessível para todos”, destacou.

Ações como a integração com a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), a modernização de fluxos internos e o atendimento humanizado aos empreendedores têm sido fundamentais para reduzir o tempo de abertura de empresas e estimular novos investimentos no município. Esse protagonismo é resultado da eficiência administrativa e do apoio ao pequeno, médio e grande empreendedor, que são os grandes responsáveis pelo fortalecimento da economia local e pela geração de oportunidades para os lagartenses.

Luciana Santos, coordenadora de Fiscalização e Tributos da Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz), destacou que a presença de Lagarto no cenário regional e nacional na agilidade no tempo médio de abertura de empresas, estimula a abertura de mais empresas, movimentando a economia local, uma vez que isso propicia a geração de mais empregos. “As novas aberturas de empresas, ocasionadas por essa posição de destaque de Lagarto, refletem na melhoria na arrecadação dos tributos municipais, tendo como consequência, a manutenção de serviços essenciais como saúde, infraestrutura, etc., para uma melhor qualidade de vida do cidadão lagartense”.

A coordenadora também pontuou que “além desse tempo menor de abertura, o empresariado, quando decide abrir sua empresa em Lagarto, conta com o processo totalmente eletrônico, a dispensa de apresentação presencial de documentos, integração em único sistema de outros processos como alteração e baixa, entre outras facilidades. Tudo isso é possível em virtude do Convênio que o Município estabeleceu com a Junta Comercial de Sergipe (Jucese), realizando os processos através do Sistema Agiliza, o que possibilita a integração à Redesim. E em breve teremos mais novidades, como a integração dos processos de licenciamentos (ambiental, sanitário, de funcionamento) em um único sistema”, explicou Luciana.

Sala do Empreendedor

Na última terça-feira, 20, a Prefeitura de Lagarto recebeu o Selo Sebrae de Referência em Atendimento, como reconhecimento à qualidade e a eficiência dos serviços prestados pelas Salas do Empreendedor em todo o país. Na edição 2026 da premiação, o município foi contemplado, por meio da Sala do Empreendedor Luzia Dória de Carvalho (Dona Sinhazinha) com o Selo Ouro, a mais alta categoria da certificação, evidenciando o padrão de atendimento oferecido aos empreendedores lagartenses.

O trabalho da Sala do Empreendedor Dona Sinhazinha começa com o atendimento ao Microempreendedor Individual, oferecendo suporte desde a abertura do MEI e todo o acompanhamento necessário após a formalização. Após esse processo, a Sala também  presta serviços de orientação ao empresariado, além de busca ativa busca ativa, entre outros, visando incentivar o engajamento e o estreitamento da relação entre a gestão municipal e os comerciantes locais.

Segundo o diretor da Sala, “a atuação também consiste na conscientização sobre a importância da formalização, por meio de palestras e ações educativas, contando com o apoio de parceiros como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae, a Junta Comercial do Estado de Sergipe, além de outras instituições. E para este ano, o nosso projeto é alcançar ainda mais MEIs. A Sala do Empreendedor Itinerante será expandida, levando esses serviços aos povoados de Lagarto”, destacou o diretor Rafael Evangelista.

Os Rankings

Os Rankings de Competitividade dos Municípios são ferramentas do Centro de Liderança Pública que mensuram a capacidade das cidades brasileiras em gerar bem-estar para a população, a partir de dados oficiais. No caso do indicador de menor tempo para abertura de empresas, são analisadas as etapas de viabilidade e de registro, com base em informações da Redesim, desconsiderando as aberturas do tipo MEI (Microempreendedor Individual).

Foto: Ascom Sedest / PML Mais imagens: https://lagarto.se.gov.br/noticias/lagarto-se-destaca-no-cen%C3%A1rio-nacional-e-regional-pela-agilidade-na-abertura-de-empresas