A Escola Municipal Professor Osman dos Santos Oliveira foi entregue à comunidade pela Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), no Povoado Campo Grande, em Nossa Senhora das Dores. Atendimento psicológico, terapias ocupacionais, fisioterapia e a construção de escola moderna fizeram parte das ações desenvolvidas na unidade.

A Deso investiu em um novo modelo escolar, com estrutura mais ampla e moderna, valorizando as salas de aula, bem como a ventilação e iluminação naturais, com pátio coberto, quatro salas de aulas (forradas) com pontos para ventilador e ar condicionado, biblioteca, sala de informática, cozinha, dispensa, almoxarifado, secretaria (com banheiro). A unidade escolar recebeu também dois banheiros com acessibilidade e barras de apoio, fachada revestida em cerâmica, piso tátil e guia para auxiliar deficientes visuais, casa de gás e de lixo na área externa, além de uma área de recreação pavimentada, equipamentos de combate a princípio de incêndio, com base nas orientações e especificações estabelecidas pelo Ministério da Educação.

"A escola está pronta, estruturada, toda murada e equipada. A escola está linda", pontuou a diretora da Escola Municipal Professor Osman dos Santos Oliveira, Elma Maria.

Para a líder comunitária do povoado Campo Grande, Ana Patrícia Rodrigues Santos, a expectativa é de que a escola proporcione um futuro melhor para a comunidade. “Uma linda escola foi entregue e acreditamos que ela realmente venha engrandecer a nossa comunidade. Temos o acompanhamento do pessoal da Deso, que está ajudando bastante, e vamos seguir em frente. Esperamos que esse novo prédio proporcione um bom estudo para as crianças, que a comunidade saiba cuidar, os pais e professores utilizem esse espaço para fazer o bem, e que a nossa comunidade tenha um futuro melhor. A Deso tem acompanhado e feito tudo na medida do possível, promovendo assistência psicológica, fisioterapeuta e médica. A presença da equipe nos ajudou bastante psicologicamente e continua nos ajudando, estando sempre presente nas atividades da comunidade”, relatou.

Atividades

Descontração, lazer e entretenimento fizeram parte das ações durante a entrega. Atividades lúdicas, brinquedos como o pula-pula, pipoca e algodão doce também fizeram a alegria da criançada, ao som do Coral Cantar das Águas. A comunidade local participou ativamente, assim como a equipe Multidisciplinar (psicólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas) da Deso, que realiza atividades semanais na região.

O diretor de Gestão Corporativa da Deso, Ricardo Pereira, destacou o compromisso com a comunidade. “Foi uma oportunidade para a comunidade conhecer uma atividade de responsabilidade social que a Deso desenvolve com a sociedade e para nós, colaboradores da empresa, nos integrarmos, conhecermos e participarmos com as pessoas”, colocou.

Segundo a assistente social da Deso, Lúcia Pinho, o trabalho da empresa na comunidade objetiva o auxílio à população e a comemoração natalina foi um momento de alegria para os envolvidos. “Nosso trabalho serve para contribuir, ajudar as pessoas a encontrarem seus caminhos, com o objetivo de auxiliar no crescimento delas. Essa é a primeira comemoração de Natal que fizemos com a comunidade e diretamente com as crianças. Foi um dia diferente, um momento de alegria para todos nós”, frisou.

ASN