Desvios e fraudes em contratações com recursos públicos do município de Carmópolis (SE), destinados ao combate do novo coronavírus, são alvos da Operação Pandemonuim, do Grupo Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), do Ministério Público do Estado de Sergipe (MP-SE), que acontece nesta quinta-feira (20). As ações foram autorizadas pelo Tribunal de Justiça de Sergipe, que também determinou o afastamento do prefeito Alberto Narcizo da Cruz Neto, conhecido como Beto Caju (Solidariedade), além de um secretário da cidade.
Carmópolis também é alvo da Polícia Federal, que investiga o desvio de 2,3 milhões do Sistema Único de Saúde (SUS) em nove procedimentos de dispensa de licitação durante a pandemia. A assessoria de comunicação da prefeitura ainda não se pronunciou sobre os casos.
Os mandados de busca e apreensão pedidos pelo MP-SE são cumpridos no município sergipano e nas cidades de Salvador e Novo Triunfo (BA). O valor dos desvios não foi informado.
Com a saída do prefeito, deve assumir a gestão o presidente da Câmara de Vereadores.
A Operação Pandemonium conta com o apoio operacional, das polícias Civil e Militar de Sergipe, além do Gaeco, da Secretaria de Segurança Pública e da Polícia Civil da Bahia.
Fonte: G1