O encontro, que ocorre nesta sexta e sábado, reúne toda a equipe para traçar o plano que norteará os trabalhos até dezembro de 2027
Para traçar metas e objetivos que nortearão a administração de Lagarto até dezembro de 2027, o governo municipal iniciou, nesta sexta-feira, 4, uma nova etapa do planejamento estratégico da gestão. O momento marca o início de uma fase mais estruturada, com foco na consolidação de uma administração moderna, inovadora e comprometida com a melhoria da vida da população lagartense.
Reunindo secretários, diretores e representantes de todas as pastas, o seminário tem como objetivo construir, de forma integrada, o plano de ação que servirá de guia para os próximos três anos e meio do mandato conduzido pelo prefeito Sérgio Reis. A programação segue até sábado, 5, com previsão de novas oficinas nos meses seguintes.
“O planejamento estratégico é o que garantirá que cada ação da nossa gestão tenha um propósito claro e gere resultados concretos para a população. Estamos comprometidos em transformar ideias em realizações que impactem positivamente a vida das pessoas. É com esse foco que seguiremos projetando o futuro da nossa cidade até 2027, com responsabilidade, visão de desenvolvimento e compromisso com os lagartenses”, afirma o prefeito Sérgio Reis.
Estruturação de planos
No início de 2025, diante do cenário de transição administrativa e necessidade de reorganização da máquina pública, a Prefeitura de Lagarto elaborou um planejamento estratégico emergencial com foco nos seis primeiros meses de governo. A partir desse plano inicial, ações prioritárias foram colocadas em prática para restabelecer a normalidade administrativa, modernizar procedimentos e recuperar a capacidade de resposta do município.
Entre os marcos dessa fase estão o decreto emergencial, a reforma administrativa, a digitalização do setor financeiro, a estruturação da Defesa Civil, a nomeação de aprovados no concurso da Guarda Municipal, a regularização da folha de pagamento por meio de operação de crédito, o lançamento de programas como o Cartão CMais, Bom dia Feliz e Morando Bem, além da valorização do magistério com o pagamento do piso salarial.
Outros pontos de destaque foram a realização da maior Conferência das Cidades da história de Lagarto, a criação do Diário Oficial do Município, a criação da Secretaria de Inclusão, a criação da Escola de Governo, a instalação das salas do Empreendedor e da Patrulha Maria da Penha, o início das discussões para a elaboração do novo plano de cargos e salários dos servidores e a realização da maior edição do Festival da Mandioca.
Agora, com a gestão em pleno funcionamento, a Prefeitura inicia a construção do plano estratégico definitivo, com a definição de missão, visão, valores, metas e projetos estratégicos de curto, médio e longo prazos. O processo será baseado em uma metodologia colaborativa, que garante o alinhamento entre todas as secretarias e estabelece rotinas claras de execução, monitoramento e avaliação de resultados.
De acordo com o secretário municipal de Planejamento, João Rogério, a construção do mapa estratégico reforça o compromisso da gestão com resultados concretos. “Esse é mais um passo importante para conduzir a administração até o fim do mandato do prefeito Sérgio Reis, com seriedade e foco. O prefeito quer uma gestão humanizada e inovadora, e tem trazido para o setor público ferramentas modernas de planejamento. O plano estratégico vai alinhar todas as secretarias, com metas claras e foco na melhoria da qualidade de vida da população”, ressalta.
Primeiro dia
No primeiro dia de seminário, os participantes foram divididos em grupos para fazer um balanço dos primeiros seis meses da gestão, com a construção de uma linha do tempo destacando ações de impacto que foram concretizadas. Os gestores também traçaram os pontos fortes e os que precisam ser aprimorados na atual gestão.
Além disso, listaram as oportunidades externas que podem contribuir para tornar o governo municipal ainda mais efetivo e os fatores externos que possam afetar a administração. Ainda no primeiro dia de seminário, os participantes analisaram o plano estratégico emergencial, que ficou em vigor pelos 180 dias iniciais da gestão. Do total de metas estabelecidas, quase 70% foram realizadas. A primeira parte do seminário foi finalizada com a elaboração do mapa estratégico da gestão, com a visão, missão e valores.
Para a secretária municipal da Educação, Taysa Mércia, os resultados expressivos alcançados pela Semed, por exemplo, no plano emergencial, demonstram o potencial do planejamento como ferramenta de gestão. “Com o plano emergencial, alcançamos resultados importantes a partir de diagnósticos precisos, organização das metas e monitoramento constante. Agora, com um planejamento ainda mais estruturado, teremos condições de alcançar resultados ainda mais significativos. Ter um plano que orienta as ações facilita a condução da Secretaria, fortalece o trabalho em equipe e nos permite inovar nas estratégias para melhorar a qualidade da educação em Lagarto”, avalia.
A proposta do seminário é garantir que todas as ações da Prefeitura estejam articuladas em torno de um portfólio de projetos estratégicos bem definidos, assegurando foco, priorização de recursos e efetividade na entrega de resultados. A construção do quadro de metas bienal será feita em oficinas específicas com cada secretaria, para que as prioridades de curto, médio e longo prazos estejam em sintonia com os objetivos mais amplos da gestão de Lagarto.
“Quando o planejamento estratégico emergencial foi elaborado, ele tinha como finalidade compreender como estava a prefeitura naquele momento, tendo um panorama mais claro da realidade. Agora, reunimos novamente os secretários e gestores para construir o plano de governo definitivo, com metas, objetivos e o mapa estratégico para a gestão como um todo. O foco nesta nova fase é o engajamento e o comprometimento da equipe para que possamos alcançar os objetivos definidos pelo gestor ao longo desse ciclo”, frisa a consultora do planejamento estratégico, Leila Rodrigues.
Foto: Augusto Oliveira/Assessoria prefeito Sérgio Reis