Ação apreendeu 11 aves
Policiais civis da Delegacia Especial de Proteção Animal e ao Meio Ambiente (Depama) apreenderam 11 aves silvestres que estavam sendo mantidas em cativeiro. A ação policial foi divulgada nesta quinta-feira (27).
Segundo a delegada Georlize Teles, a prática de manter animais silvestres em cativeiro ainda é comum, porém é considerada crime pela legislação brasileira.
"Na cultura brasileira, é muito comum os pássaros serem mantidos em gaiola. É como se fosse inclusive um hobby pra algumas pessoas. Mas, essa prática hoje é criminosa, e todos precisam ficar alerta para essa situação", ressaltou.
As aves encontradas nessa quarta-feira (26) eram mantidas em gaiolas, como informou a delegada. "As aves foram resgatadas e encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres para que depois dos cuidados possam voltar ao habitat natural", detalhou.
Dentre as aves, havia espécimes como corrupião, papa-capim, vinho-vinho. "Então é preciso alertar as pessoas que não há mais a possibilidade desse tipo de conduta. Os animais que são autorizados tem todo um procedimento, tem todo um regramento e é preciso seguir para que não ocorra nenhum crime", relembrou.
O procedimento foi lavrado e será remetido ao Judiciário. "É importante dizer que, no caso dos animais silvestres, os responsáveis podem sofrer uma penalidade que varia, mas via de regra é de um ano. Mas também há casos de tráfico de animais. Nesse caso, a pena aumenta", pontuou.