Iniciativa teve como objetivo verificar a qualidade do serviço prestado à população e o cumprimento do cronograma de entregas
O prefeito de Lagarto, Sérgio Reis, acompanhou, nesta quarta-feira, 11 as equipes do programa Meu Remédio em Casa durante a entrega domiciliar de medicamentos a pacientes acamados e pessoas com dificuldade de locomoção no município. A iniciativa teve como objetivo verificar de perto a qualidade do serviço oferecido à população, as condições e a funcionalidade dos equipamentos utilizados pelos profissionais, assim como o cumprimento do cronograma estabelecido pela equipe responsável. Retomado em janeiro deste ano, o Meu Remédio em Casa assegura que a população receba, de forma regular e organizada, os remédios necessários ao tratamento, evitando deslocamentos até as unidades de saúde, além de garantir mais conforto, segurança e continuidade terapêutica.
“O Meu Remédio em Casa é um programa que garante dignidade, cuidado e continuidade no tratamento das pessoas que não conseguem se deslocar até uma unidade de saúde. Ao acompanhar as entregas, conseguimos avaliar se o serviço está funcionando como planejado e se as equipes têm estrutura e equipamentos adequados para oferecer um atendimento de qualidade à população”, destacou o prefeito, que participou das rotas de entrega na sede do município e no povoado Brejo, conversando com as famílias beneficiadas.
Uma das visitas foi à residência da senhora Maria Lindete Moura, beneficiária do programa, que recebe os medicamentos em casa para o esposo, Samuel Dias Ferreira. Emocionada, ela agradeceu a ação. “Eu só peço que não deixe faltar. Esse cuidado faz toda a diferença. Agradeço muito ao prefeito por estar aqui, por olhar pela gente com carinho e amor. Promessa cumprida é coisa séria”, afirmou.
A lagartense Eurides Torquato de Menezes também elogiou a iniciativa. “Esse programa é muito importante para quem não pode sair de casa. A gente se sente lembrada e cuidada. É um serviço que traz tranquilidade para a família”, ressaltou.
Já Dalva Dias dos Santos, filha do aposentado João Ferreira dos Santos, destacou o impacto do programa na rotina de cuidados. “Ajuda muito na organização dos curativos e das medicações. É um trabalho conjunto, com a equipe e a Secretaria de Saúde nos auxiliando bastante. Isso faz toda a diferença para quem cuida de um parente acamado, como eu, que estou com meu pai debilitado após a amputação de uma perna”, disse.
O programa
O Meu Remédio em Casa atende exclusivamente pacientes acamados, tanto da zona urbana quanto dos povoados, a partir de um levantamento realizado em parceria com os agentes comunitários de saúde, sem necessidade de deslocamento até a Secretaria Municipal de Saúde.
Atualmente, cerca de 200 pessoas estão cadastradas para receber os medicamentos em suas residências. O serviço funciona diariamente e contempla a entrega de medicamentos básicos e controlados, todos fornecidos pelo próprio município.
“É um impacto muito grande na vida dessas pessoas. O Meu Remédio em Casa garante mais dignidade para quem tem dificuldade de locomoção e reafirma o compromisso da gestão municipal em levar a saúde cada vez mais perto da população. A presença do prefeito, acompanhando o serviço, demonstra cuidado, planejamento e responsabilidade com a qualidade do atendimento”, destacou o secretário municipal de Saúde, Marlysson Magalhães, que também esteve presente.
A logística do programa conta com duas motocicletas, rotas reorganizadas e planejamento que garantem cobertura em todo o território de Lagarto, fortalecendo a política de assistência farmacêutica e assegurando mais conforto, segurança e qualidade de vida à população.
Fonte: assessoria de Comunicação do prefeito Sérgio Reis
Foto: Augusto Oliveira




