Iniciativa do Governo do Estado vai ofertar mil vagas por ano para habilitação profissional de condutores nas categorias C e E
Ao lado do governador Fábio Mitidieri, o prefeito de Lagarto, Sérgio Reis, participou neste sábado, 27, do lançamento do programa CNH Caminhoneiro, em Itabaiana. O projeto, promovido pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic), em parceria com o Detran/SE, tem como foco ampliar oportunidades de emprego no setor de transporte de cargas, assegurando formação, qualificação e habilitação de motoristas profissionais.
A presença do prefeito reforçou o alinhamento institucional entre Lagarto e o Governo do Estado, consolidando a parceria em ações que promovem desenvolvimento regional, inclusão social e geração de oportunidades para os trabalhadores. “É um projeto de um governo que se preocupa não só em ajudar na área social, mas também em criar condições para que as pessoas possam empreender, trabalhar e garantir o seu sustento. O governador Fábio Mitidieri tem se consolidado como o governador do emprego, sempre presente, levando ações concretas que geram oportunidades em todas as áreas, da saúde à infraestrutura”, destacou Sérgio.
O gestor também ressaltou a relevância da ação para o Centro-Sul sergipano e a sua relação direta com os investimentos estruturantes que estão em andamento na região. “Esse programa é essencial para a nossa região, que é polo de produção, comércio e transporte. Em Lagarto, especialmente, ele se conecta a outra grande conquista, que é a obra do Rodoanel, integrada ao Quadrilátero do Desenvolvimento. Trata-se de uma das maiores obras de infraestrutura do Centro-Sul, que vai ligar Lagarto a Itabaiana, abrir rotas alternativas, gerar empregos e atrair comércio e indústrias. Para Itabaiana, que é a cidade dos caminhoneiros, significa garantir um corredor logístico eficiente. Com o CNH Caminhoneiro, mais lagartenses, itabaianenses e sergipanos poderão se habilitar e aproveitar as oportunidades que surgirão com esse grande projeto regional”, frisou.
O programa
O CNH Caminhoneiro ofertará cerca de mil vagas por ano, voltadas para pessoas com renda de até três salários mínimos. O programa garante isenção de todas as despesas relacionadas ao processo de habilitação, incluindo exames médicos, psicológicos e toxicológicos, aulas práticas, emissão da carteira e até três tentativas no exame prático. As inscrições já estão abertas e seguem até 13 de outubro. A execução será realizada em parceria com o Detran/SE, responsável pela parte técnica do processo, com apoio de centros de formação de condutores, clínicas e laboratórios credenciados.
Compromisso
O governador Fábio Mitidieri enfatizou o caráter transformador da iniciativa, lembrando que a ação dá continuidade à política de democratização do acesso à habilitação. “No ano passado, ofertamos 1.200 CNHs sociais e, agora, lançamos mais mil vagas, voltadas especificamente para caminhoneiros. O transporte é a alma da economia sergipana e com esse programa estamos garantindo oportunidades reais para que mais trabalhadores possam se inserir no setor de forma digna e profissional”, afirmou o governador.
Foto: Augusto Oliveira
Fonte: Assessoria de Comunicação do prefeito Sérgio Reis




