Em entrevista ao Jornal da 102, da rádio 102,7 FM, o gestor detalhou ajuste fiscal, reorganização administrativa e avanços em áreas estratégicas do município
O prefeito de Lagarto, Sérgio Reis, apresentou, nesta segunda-feira, 29, um balanço do primeiro ano de sua gestão. Em entrevista ao Jornal da 102, da rádio 102,7 FM, conduzido pelo radialista Aclécio Prata, o gestor destacou os principais avanços alcançados ao longo dos últimos 12 meses, com foco na reconstrução administrativa, no ajuste fiscal e na retomada do planejamento estratégico do município, abrangendo áreas como saúde, educação, assistência social, infraestrutura, agricultura, turismo e desenvolvimento econômico.
Segundo Sérgio Reis, o primeiro ano de gestão foi marcado por decisões difíceis, mas necessárias para reorganizar a cidade, recuperar a capacidade financeira do município e preparar Lagarto para um novo ciclo de crescimento. “Durante esse primeiro ano, nós fizemos muito mais do que era possível. Nós precisamos reconstruir a cidade, reorganizar as finanças e o planejamento e, mais do que isso, tivemos que fazer um ajuste fiscal muito severo. E foi isso que nos possibilitou avançar em pontos fundamentais, superando grandes dificuldades e indo além. Nós conseguimos preparar o terreno para dar passos largos, com as condições que teremos a partir de 2026”, afirmou.
Entre os avanços conquistados a partir desse processo de reorganização estiveram, de acordo com o gestor, a regularização do pagamento dos salários, a antecipação do 13º salário, a realização do recadastramento de servidores, a convocação de 333 aprovados no concurso público, além da sanção do novo Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV), que garantiu ganhos reais de até 30% na remuneração dos servidores municipais.
Saúde
Da mesma forma, na área da saúde, diversos problemas foram solucionados para reorganizar o sistema e ampliar significativamente a oferta de atendimentos à população. “Nós resolvemos toda a bagunça que herdamos na saúde e conseguimos colocar os serviços efetivamente à disposição dos lagartenses. Foram milhares de atendimentos ofertados somente neste ano, sendo mais de 300 mil especializados. Realizamos 873 cirurgias de catarata, 14 mil sessões de fisioterapia e 7 mil atendimentos psicológicos. Além disso, conseguimos um aumento do teto, com o senador Rogério Carvalho, de 11 milhões de reais por ano, que vai nos ajudar muito a aumentar as equipes multidisciplinares e resolver as questões do CER III”, detalhou.
O chefe do Executivo acrescentou também que o município contabilizou mais de 166 cirurgias de pterígio e oito mil consultas oftalmológicas. Outro feito foi o programa Melhor em Casa, que registrou quase seis mil atendimentos domiciliares, fortalecendo o cuidado com pacientes acamados e com mobilidade reduzida. “Além disso, em 2026, o Hospital de Amor vai funcionar efetivamente por meio do primeiro consórcio interestadual do Brasil. Vamos licitar a UPA 24 horas, ampliar o atendimento nos povoados Brasília e Jenipapo e reformar unidades de saúde. Estamos começando a caminhar para avançar”, reiterou.
Educação e Esporte
Durante a entrevista, Sérgio Reis também destacou os avanços na educação, outra pasta prioritária da gestão, ressaltando os primeiros resultados alcançados ao longo do ano. “Eu quero ser o prefeito que transformou a educação da nossa cidade e, em um ano, a gente já começou a ver os números. Há um avanço gigantesco no quantitativo de alunos matriculados, totalizando mais de 13 mil estudantes na rede. Criamos programas que ganharam destaque em nível estadual, como o Bom Dia Feliz e o Era uma vez. No próximo ano, vamos colocar parquinhos nas escolas e fazer a doação de novos uniformes lindos, à altura do nosso povo. Também vamos começar a instalar aparelhos de ar-condicionado nas unidades de ensino, iniciando pela João Pedro Araújo, no povoado Jenipapo”, disse.
No esporte, o prefeito destacou o impacto social das ações desenvolvidas no Centro de Iniciação ao Esporte (CIE). “O CIE tem sido um dos maiores precursores. Tínhamos 30 crianças e hoje são mais de 350 participando. Foram mais de 100 medalhas conquistadas este ano, inclusive nos Jogos da Primavera. Pela primeira vez, Lagarto ganhou destaque estadual, transformando a vida desses jovens por meio do esporte”, frisou.
Justiça Social e Assistência
O prefeito também ressaltou avanços significativos na área social, com foco em justiça fiscal e ampliação do atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade. “Fizemos avanços de justiça fiscal e social. Conseguimos ampliar o número de isentos de IPTU e, a partir do próximo ano, quem recebe um salário mínimo e meio deixará de pagar o imposto. Isso representa um aumento de mais de 100% de isenções. Na gestão anterior, eram 4 mil pessoas isentas e agora dobramos para 8 mil.”
Já na assistência social, a gestão realizou mais de 30 mil atendimentos nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), prestou assistência a 935 mulheres por meio do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) e beneficiou 10 mil famílias com o programa Páscoa Mais Feliz. No setor de habitação, foram entregues unidades no Parque Laranjeiras, ampliado o programa Morando Bem, que prevê a construção de mais 800 residências, e realizados mais de 4.200 atendimentos. Na área do trabalho, o município registrou 584 inserções no mercado formal.
“No próximo ano, o orçamento é nosso e será o ano do social. Vamos investir fortemente para que todos os projetos idealizados para a pasta se concretizem. Vamos ampliar o programa Páscoa Mais Feliz e retomar programas de transferência de renda para aqueles que mais precisam, incluindo um voltado para a reforma de casas. Minha vice e secretária de Assistência Social, Suely Menezes, colocará grandes projetos em prática”, salientou.
Obras e modernização administrativa
Na infraestrutura, Sérgio Reis enfatizou que a gestão já superou, em um ano, o volume de pavimentações realizadas em administrações anteriores. “Em um ano, fizemos mais do que o dobro de calçamentos que a gestão passada fez em seis anos. Aproximadamente 68 ruas já estão calçadas e outras 17 estão sendo pavimentadas. Além disso, fizemos a manutenção de mais de mil quilômetros de estradas vicinais e instalamos oito mil lâmpadas, melhorando a iluminação pública e aumentando a segurança da população. E, em 2026, vamos licitar mais de 150 milhões de reais em obras, entre recursos federais, estaduais e próprios, colocando Lagarto no caminho do progresso”, ressaltou.
Sobre a agricultura, o prefeito disse que a pasta passou a ter planejamento e política pública estruturada. “Temos um secretário que conhece, que sabe planejar e captar recursos. Implementamos o Selo SIM, permitindo que o produtor venda além das fronteiras de Lagarto. A piscicultura está dando um salto gigantesco e também avançamos com assistência veterinária gratuita, doação de sementes e cisternas. Agora, implantaremos o CVT, um marco que garantirá ao produtor o acesso a diversas tecnologias. Também estamos licitando equipamentos para a agroindústria da mandioca e planejando as da citricultura e do mel”, contou.
Ao longo da entrevista, o prefeito destacou ainda os avanços na administração pública e na transparência. “Agora é transparência total. Tanto que ganhamos medalha de ouro do Tribunal de Contas de Sergipe. Implantamos o Diário Oficial Eletrônico, realizamos um leilão recorde de arrecadação, adotamos a nota fiscal digital e iniciamos os estudos para um novo Código Tributário, ampliando isenções e reduzindo o IPTU para garantir justiça fiscal. Chamamos ainda 100% dos concursados aprovados e convocamos mais 100 professores excedentes. Além disso, instituímos a primeira Escola de Governo do interior, investindo na qualificação dos nossos servidores”, completou.
Fortalecimento do turismo
Antes de finalizar, Sérgio Reis também pontuou o fortalecimento do turismo e dos eventos no município. “Nós resgatamos a dignidade dos nossos festejos. Fizemos um Festival da Mandioca que evidenciou a nossa força, com a presença dos nossos ambulantes, que puderam comercializar com organização, e o Natal Encantado vem sendo maravilhoso. Tenho ido quase todos os dias e vejo no semblante das crianças a alegria de estar com o Papai Noel, vendo a neve chegar. Tem sido um momento de gratidão e renovação para as famílias lagartenses e isso me deixa muito feliz”, destacou o prefeito, acrescentando que Lagarto passou a integrar o mapa do turismo brasileiro, entre muitas outras inovações.
Fonte: assessoria de Comunicação do prefeito Sérgio Reis
Foto: Denisson Rosendo




