A medida tem como objetivo reforçar o efetivo da Secretaria Municipal da Ordem Pública e Defesa da Cidadania (Semop), criando melhores condições para execução do projeto “Lagarto + Seguro”
Com o objetivo de promover mais qualidade de vida, em especial ao garantir o direito à segurança pública, a Prefeitura Municipal de Lagarto (PML), a partir da ampliação do número de candidatos convocados, regulamentada no Decreto nº 1.299/2025, está prosseguindo com a convocação de candidatos aprovados na prova objetiva dos Concursos Públicos nº 001/2024 e nº 002/2024 para o Teste de Aptidão Física (TAF) e Avaliação Psicológica dos cargos de Agente de Trânsito, Guarda Municipal e Fiscal de Transporte.
O referido decreto, publicado no Diário Oficial do Município, na última terça-feira, 11, está amparado no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) nº 02/2024 e em seu aditamento firmado em outubro deste ano, observando as recomendações do Ministério Público do Estado de Sergipe (MP/SE), de maneira a garantir legalidade, transparência e continuidade aos certames públicos.
“É mais uma conquista para nossa cidade, para quem está sonhando em fazer parte do time que está cuidando de Lagarto. É um marco histórico, estamos rompendo uma barreira do edital que limitava o número de candidatos para permitir uma nova convocação, de acordo com a necessidade do nosso município”, afirma o prefeito de Lagarto, Sérgio Reis.
Com o aumento do número de agentes de trânsito, fiscais de transporte e guardas municipais, a administração espera aperfeiçoar as ações de fiscalização no trânsito, transporte e espaços públicos, além de ampliar a capacidade de resposta preventiva e operacional da Guarda Municipal.
“Essa é uma decisão muito importante da gestão, porque mostra o compromisso dela com a segurança e a ordenação de Lagarto. A convocação dos candidatos para o teste de aptidão física, para a avaliação psicológica, e a criação de novas vagas reforçam esse planejamento que a Prefeitura vem fazendo para fortalecer as equipes de trânsito, transporte e guarda municipal. Tudo isso faz parte de um trabalho responsável, pensado para melhorar os serviços e valorizar quem faz a cidade acontecer”, aponta a secretária municipal da Administração, Jocelda Fonseca.
A execução das etapas complementares está sob responsabilidade do Instituto Brasileiro de Pesquisa, Tecnologia, Ensino e Ciência (IBPTEC), organizadora dos certames. Todas as regras e exigências podem ser verificadas no site da instituição (na aba de concursos finalizados) ou na edição nº 99 do Diário Oficial do Município, publicada nesta terça-feira, 12.
O Teste de Aptidão Física (TAF), para os cargos listados em ambos os editais, será realizado no dia 22 de novembro, na Estação Cidadania – Esporte Áthila de Souza Paixão (CIE), localizada na Travessa Tiradentes, s/n, Bairro Matinha. Os portões do local abrirão às 6h e serão fechados às 6:20h.
Já a Avaliação Psicológica está marcada para o dia 23 de novembro, no Colégio Estadual Sílvio Romero, localizado na Avenida Coronel Francisco Garcez, Centro. Os portões do local abrirão às 7h e serão fechados às 7:20h.
Lagarto + Seguro
Aqueles aprovados tanto no TAF quanto na Avaliação Psicológica se somarão aos que foram convocados antes do decreto de ampliação.
O provimento das vagas será garantido através do envio de Projetos de Lei (PL), de autoria do Executivo, à Câmara Municipal de Lagarto (CML), assim como a criação de uma bolsa de formação para os participantes dos cursos de formação. Uma vez que os textos sejam aprovados pelos vereadores, serão criadas 52 novas vagas, sendo 20 para agentes de trânsito, 25 para guardas municipais e 7 para fiscais de transporte. No total, o efetivo de agentes de trânsito chegará a 50, o de fiscais de transporte chegará a 10 e o de guardas municipais também chegará a 50, ampliando o quadro de servidores e reforçando o trabalho nas ruas.
“A ampliação do efetivo é um passo fundamental dentro do planejamento estratégico que traçamos modernizar e fortalecer a segurança pública em Lagarto. Com mais profissionais nas ruas, poderemos não apenas intensificar o trabalho de fiscalização e patrulhamento, mas também integrar essas ações aos nosso projeto ‘Lagarto + Seguro’, que envolve, a médio e longo prazo, promover o cercamento eletrônico e videomonitoramento nos principais pontos da cidade, criar pontos de apoio nos povoados, ampliar atendimentos e reduzir os índices de violência e sinistros”, aponta a secretária municipal da Ordem Pública e Defesa da Cidadania, Mônica Dias.
Qualificação
A PML já estabeleceu, através da Escola Municipal de Governo e Administração Pública (Emgap), as instituições que farão a qualificação dos novos servidores. O Centro Técnico Profissionalizante de Trânsito (CENTEP) será responsável pela formação dos agentes de trânsito e fiscais de transporte, enquanto a Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de Sergipe (Fapese) será responsável pela formação dos guardas municipais. Em breve, será divulgado o cronograma oficial para início das aulas.
“É um passo muito importante e transformador para a história de Lagarto. A Escola de Governo é uma ferramenta estratégica que busca, junto à Semop, neste processo dos cursos de formação, garantir que os novos servidores e servidoras iniciem sua trajetória com formação de qualidade e eficiência. Contratamos as melhores instituições para alcançar excelentes resultados nesse processo”, ressalta o diretor da Emgap, Felipe Aragão.
Crédito da imagem: Denisson Rosendo / Segab PML




