Proposto como estratégia de políticas públicas na área da educação, o Ensino Integral possibilita o desenvolvimento de ações práticas para o crescimento intelectual e formação da cidadania. Nessa perspectiva, a Prefeitura Municipal de Propriá, por meio da Secretaria de Educação, anunciou que serão oferecidas mais três turmas de ensino integral no município e zona rural.

O anúncio foi feito pelo Prefeito Valberto Lima, acompanhado do vice-prefeito Rafael Sandes  e o Secretário de Educação, Glaedson Novais na tarde desta terça-feira, 23 de fevereiro. De acordo com o gestor municipal, serão implantadas três turmas de ensino integral, duas em Propriá que irá funcionar  para educação infantil e fundamental e uma no Povoado São Vicente, que terá como novidade a implantação do ensino técnico aliado ao pedagógico.

A escola agrícola terá um ensino integral que contará com a implantação de práticas agrícolas, com a construção de um currículo que tenha conceitos de agricultura familiar e agroecologia, com práticas de agricultura que incorporem as questões sociais, políticas, culturais, energéticas, ambientais e éticas.

No Povoado, o projeto não terá  só as crianças como beneficiários, já que serão ofertadas no horário noturno, aulas para os pais. O Município irá implantar o programa de Educação de Jovens e Adultos, que oferece o ensino fundamental e médio para as pessoas que já passaram da idade escolar e que não tiveram oportunidade de estudar.

“Nosso propósito é unir e fazer com que a técnica e a pedagogia se unam, com objetivo de ter continuidade, então vamos oferecer ensino integral para as crianças durante o dia e a noite vamos oferecer o EJA profissionalizante para os pais, ou seja, estaremos oferecendo um ambiente escolar com a preparação de práticas agrícolas" destacou o Secretário de Educação Glaedson Novais.