Mais de 80 agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias do município de Socorro participaram, na manhã desta quarta-feira, 15, de mais uma etapa do Projeto Saúde com Agente, uma parceria entre o Ministério da Saúde, o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O projeto funciona como um curso técnico que possui mais de 20 módulos e tem como objetivo qualificar os agentes para que, por meio do conhecimento obtido, otimizem as atividades que fazem parte da rotina diária de trabalho.
De imediato, a Prefeitura de Socorro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), aderiu a iniciativa e disponibilizou quatro enfermeiros, sendo eles: Izidério Souza, Amanda Teles, Diego Moreira e Sheila Cristina. Todos são profissionais da Atenção Básica do município, e estão atuando como preceptores, responsáveis por mediar as atividades existentes no módulo. Nesta manhã, os agentes apresentaram uma atividade prática coletiva sobre temas relacionados à saúde. A apresentação foi realizada em grupo e teve diversos formatos, como: maquete, cartaz, vídeo, paródia, carta aberta e peça teatral.
João Genésio é agente Comunitário de Saúde do município há 23 anos. Juntamente com o grupo, ele desenvolveu a atividade com o objetivo de apresentar o tema esquistossomose. João destaca que em todos os anos que trabalha no município, essa é a primeira vez que uma gestão se preocupa em qualificar o profissional. “É uma evolução, um desenvolvimento profissional. O conhecimento nos torna ainda mais produtivos. Várias gestões já se passaram e essa foi a única que trouxeram a capacitação, porque essa gestão trabalha”, disse o agente.
O enfermeiro e coordenador da Atenção Básica, Izidério Souza, explica como funcionou a etapa. “Estamos na fase prática, desenvolvendo tudo que foi discutido na teórica. O curso foi oferecido justamente para melhorar ainda mais a qualidade do serviço prestado pelo município. As atividades apresentadas são lúdicas para motivar ainda mais os agentes a colocarem em prática tudo que aprenderam. Tivemos ótimos resultados e foi muito bom perceber que todos se empenharam e entregaram bons trabalhos”, destaca Izidério Souza.