Além de atuar em emergências, órgão mapeia riscos, emite alertas e desenvolve ações educativas para garantir a segurança da população

Popularmente conhecida por mitigar os danos causados pelas fortes chuvas, a Defesa Civil do município de Lagarto é uma diretoria ligada à Secretaria Municipal de Ordem Pública e Defesa da Cidadania (Semop), que tem atuação ampla e desenvolve, diariamente, ações educativas, preventivas e emergenciais, garantindo a segurança e a qualidade de vida da população lagartense.

Uma das atividades de grande importância da Defesa é a avaliação e o mapeamento das áreas de risco estruturais, de alagamentos, enchentes e inundações. Esse trabalho é realizado de forma preventiva, evitando grandes transtornos e salvando vidas. Um exemplo recente da efetividade do trabalho da Defesa Civil foi o relatório de risco de rompimento da estrada SE-270. Antes da pista ser rompida, a Defesa já havia antecipado a situação ao DER, que iniciou o processo de licitação da obra, como explica o diretor da Defesa Civil, Silvio Prado.

“Identificamos esse ponto mais frágil de rompimento da pista da estrada SE-270, fizemos um documento informando ao DER a urgência, e esse documento possibilitou que o DER já fizesse a licitação. Agora, quando aconteceu o que a Defesa Civil já tinha previsto, já havia uma empresa contratada para fazer a obra. Se a gente não tivesse feito esse trabalho preventivo, com o diagnóstico desse risco iminente, agora é que iria começar a fazer uma licitação, o que poderia demorar dois, três meses. Esse trabalho preventivo é muito importante: ser proativo, tentar chegar antes, prever o que pode acontecer com base na capacidade técnica que a Defesa Civil tem”, disse.

Comunicação com a Defesa Civil

O trabalho da Defesa Civil é colaborativo e conta com a soma de esforços da população, que pode acionar o órgão 24 horas por dia, sempre que necessário. Para registrar ocorrências e solicitar suporte, a população pode ligar para o número (79) 99626-3589. Ao receber o chamado, a Defesa Civil encaminha uma equipe ao local, que fará a avaliação técnica e tomará as devidas providências.

Além disso, recentemente, o município de Lagarto recebeu autonomia do Governo Federal para enviar mensagens de alerta via SMS para as pessoas cadastradas na plataforma. Essas mensagens são alertas moderados de previsão de algum fenômeno natural que está prestes a acontecer e visam informar a população com antecedência, para que ela possa se preparar.

Para receber os alertas, basta enviar um SMS com o CEP 49.400-000 para o número 40199 ou qualquer tipo de mensagem de interação para o WhatsApp +55 61 2034-4611. Após o cadastro, a pessoa receberá todos os alertas moderados. No caso dos alertas severos, que identificam maior gravidade da situação, não é necessário fazer cadastro, todas as pessoas que estão no município no momento do envio do alerta recebem, automaticamente, a mensagem no celular.

“De um modo geral, a Defesa Civil avalia riscos e, dentro dessas avaliações, cria um mapeamento das áreas de risco, e também informa essa população quando o risco é iminente, tanto por meio das informações de alerta encaminhadas aos celulares das pessoas, como também com as notificações e termos de interdição, indicando que aquele local específico está impossibilitado de ser ocupado, seja uma via que foi totalmente rompida por uma passagem molhada ou por uma inundação, seja uma residência que apresenta riscos iminentes de desabamento”, explica o diretor da Defesa Civil.

Além da atuação interligada com as demais secretarias municipais e com o Governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), a Defesa Civil também ressalta a importância da preservação e da colaboração, que devem ser praticadas por todos os cidadãos. “O trabalho da Defesa Civil, a partir do Plano de Redução de Riscos e Desastres, só alcança resultados efetivos porque é feito de forma integrada com as demais secretarias municipais e com o DER. Mas, além dessa articulação institucional, é fundamental que a população colabore, preservando o meio ambiente e cuidando da cidade, para que possamos reduzir riscos e proteger vidas”, destacou a secretária da Semop, Mônica Dias.
 
Foto: Karol Farias / Secom Lagarto