“A saúde começa pela boca”. Quem nunca escutou essa frase? A Prefeitura de Socorro não só concorda, como também investe nos serviços e equipamentos que cuidam da saúde bucal. Prova disso foi que, na manhã desta segunda-feira, 08, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) entregou à população socorrense o Centro de Estágio Odontológico, a primeira unidade pública municipal do Estado.

A mais nova unidade está localizada na UBS Josafá Mota, no Mutirão, e conta com cinco consultórios. Para atender a população, a Prefeitura adquiriu cinco cadeiras odontológicas, todos os instrumentos odontológicos e a Universidade Tiradentes (UNIT), parceira do município na iniciativa, também contribuiu com o fornecimento de materiais odontológicos. Os atendimentos são realizados por estagiários de Odontologia da Unit que estão nos últimos períodos, sob o acompanhamento de odontólogos.

“Esse instrumento será de grande valia para a comunidade e reforça mais uma vez a parceria entre o público e o privado. Teremos a graça de receber esses alunos que, com certeza, irão prestar um excelente serviço para o povo, inclusive para as nossas crianças. São investimentos grandes, mas que tem como principal objetivo levar mais dignidade e saúde ao nosso povo”, declarou o prefeito Padre Inaldo.

Os atendimentos serão realizados de acordo com os encaminhamentos das Unidades Básicas de Saúde e do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), localizada no conjunto Marcos Freire 1. “A saúde bucal tem sido uma das áreas que mais vêm recebendo investimento, tanto que ganhamos o prêmio nacional do Conselho Federal de Odontologia (CFO) como o melhor serviço de saúde bucal na categoria dos municípios que possuem entre 100 mil e 500 mil habitantes. E mais uma vez Socorro sai na frente com Centro de Estágio, que é o primeiro público de Sergipe”, declarou o secretário de Saúde, Enock Ribeiro.

A coordenadora operacional do curso de Odontologia da Unit, professora Guadalupe Sales, se surpreendeu com a estrutura e reforçou a importância de oportunizar conhecimentos práticos aos estudantes. “Na lei do SUS consta que é obrigatório o conhecimento e aprendizado, porém muitos têm resistência de receber alunos e aqui em Socorro nós encontramos esse campo aberto”, declarou. Em concordância com a coordenadora, Mateus Oliveira, aluno de odontologia, se emocionou ao falar da oportunidade que recebeu. “É gratificante receber essa oportunidade porque é uma via mão dupla, uma oportunidade para nós aplicarmos nossos conhecimentos e o suporte aos pacientes do município”, disse.

Fonte: Secom