A Cidade Mãe de Sergipe recebeu a certificação do Programa de Regionalização do Turismo dos Interlocutores Estaduais e segue no Mapa do Turismo Nacional. Ao todo, São Cristóvão possui 54 equipamentos registrados no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo, abrangendo setores estaduais, municipais e privados, incluindo guias turísticos e comerciantes ligados ao setor. A certificação ocorre a cada três anos.

A presença de São Cristóvão no Mapa do Turismo Nacional se dá por sua potencialidade turística, que vem sendo fortalecida anualmente por meio de investimentos em infraestrutura, incentivo às práticas artísticas com a promoção de diversas oficinas para a população, fomento e reconhecimento dos artistas locais, além da realização de grandes eventos que impulsionam a economia criativa, comercial e turística na cidade, entre outras iniciativas.

Segundo o prefeito da cidade, Júlio Nascimento, São Cristóvão vem passando por uma grande transformação, resultado de um trabalho coletivo que envolve tanto a gestão municipal quanto a população, por meio do fortalecimento do sentimento de pertencimento e da valorização da história e cultura local. Isso reflete diretamente na percepção do público externo em relação à visitação e acolhimento na cidade.

“Estamos vivendo um momento de transformação para o turismo em São Cristóvão, e a renovação da nossa certificação no Mapa do Turismo Brasileiro confirma que seguimos trilhando no caminho certo. Investimos cada vez mais na melhoria da infraestrutura, em campanhas publicitárias voltadas para o setor e preparando o comércio local para que ele também se reconheça como um agente fundamental no fortalecimento do turismo em nossa cidade, além de envolver a população como um todo”, destaca Júlio.

Paola Santana, presidenta da Fundação Municipal de Cultura e Turismo João Bebe-Água (Fumcutr), explica que o Programa de Regionalização do Turismo tem como objetivo identificar cidades com potencial turístico em todo o país, e São Cristóvão faz parte deste grupo, o que traz diversas vantagens.

“Com essa certificação, temos acesso a oportunidades de captação de recursos para o desenvolvimento do turismo local. Além disso, nossa cidade passa a ser divulgada nos programas do Ministério do Turismo, aumentando sua visibilidade como um destino atrativo tanto para investimentos quanto para visitação. Isso fortalece o setor turístico, impulsiona a economia local e gera novas oportunidades para a comunidade”, explica Paola.