Encontro reuniu equipes técnicas do município para alinhar ações, reorganizar processos de trabalho e aprimorar a qualidade da assistência oferecida na Atenção Primária à Saúde

A Prefeitura Municipal de Lagarto (PML) está avançando no seu processo de modernização administrativa com a implementação do Sistema de Ordem Cronológica de Pagamento. A iniciativa pioneira no estado de Sergipe é um passo importante para o fortalecimento da transparência e responsabilidade na gestão de recursos públicos e foi apresentada oficialmente aos servidores municipais entre os dias 9 e 11 de julho.  
 
O mecanismo define a sequência em que as obrigações financeiras devem ser pagas, seguindo a ordem de exigibilidade dos créditos. Ele foi exposto a aproximadamente 100 servidores municipais, entre profissionais da área financeira, fiscais e gestores de contratos, por meio de uma parceria entre a Escola de Governo do Município de Lagarto (Esgov), a Secretaria Municipal de Finanças (Semfaz) e a Controladoria Geral do Município (CGM).
 
O objetivo da implementação é assegurar que os compromissos financeiros da Administração Pública Municipal sejam quitados de acordo com a ordem legal de exigibilidade prevista na legislação.
 
A medida traz impactos diretos na melhoria da governança financeira, no relacionamento com os fornecedores e na previsibilidade dos pagamentos, permitindo um planejamento mais eficiente tanto para a administração municipal quanto para seus parceiros, como explica o secretário municipal da Fazenda, Caique Vasconcelos.
 
“Ações como essa reforçam o compromisso da gestão do prefeito Sérgio Reis com a transparência e eficiência do gasto público. É uma implementação pioneira no estado de Sergipe, então Lagarto vai sendo uma referência na transparência dos fluxos de pagamentos. Criando, com certeza, uma normativa cada vez mais transparente no que diz respeito aos gastos públicos do município”. 
 
A iniciativa integra o conjunto de ações que a PML tem adotado no seu processo de modernização administrativa e ampliação dos mecanismos de transparência e cuidado com o erário, como, por exemplo, a instituição do Diário Eletrônico Oficial, a criação da Esgap local, assim como a valorização de uma gestão fiscal responsável, alinhada às boas práticas recomendadas pelos Órgãos de Controle Externo.
 
Com mais essa conquista, Lagarto reafirma sua posição como referência em inovação na administração pública no estado e demonstra seu compromisso em estabelecer uma gestão de excelência que traga resultados melhores na prestação de serviços e garantias de direitos aos cidadãos lagartenses.

Por Secom Lagarto/PML