O prefeito Sérgio Reis assegurou, nesta quinta-feira, 27, que encaminhará um projeto de lei à Câmara de Vereadores de Lagarto, assegurando a convocação dos aprovados no concurso público da Guarda Municipal. A informação foi confirmada pelo gestor em reunião com uma comissão dos classificados no certame, da qual participou a vice-prefeita Suely Menezes. Demonstrando a sua disposição em manter sempre um amplo diálogo, Sérgio Reis também ouviu outras demandas apresentadas pelo grupo, entre elas, a criação de um auxílio financeiro para ser pago aos aprovados durante o curso de formação. O prefeito também afirmou que trabalhará pela viabilidade do benefício.

“Foi uma reunião muito positiva. Eu e a nossa vice Suely nos comprometemos com a categoria de enviar, imediatamente, o projeto de lei para a Câmara do município, assegurando a convocação dos aprovados da Guarda Municipal. Como o concurso da GM não está judicializado, nós podemos garantir essa convocação imediata. Além disso, colocaremos na proposta a possibilidade dos aprovados receberem uma bonificação, durante os três meses do curso de formação, dando a eles a garantia de que, a partir daquele momento, o município estará se comprometendo em convocá-los. Com isso, os classificados terão mais segurança e poderão se preparar para prestarem seus serviços em nossa cidade”, destacou.

O prefeito reiterou também que o encontro reforça a importância do diálogo permanente para a construção de ações benéficas para a cidade. “Essa reunião demonstra que através do entendimento conseguimos resolver todos os nossos problemas. Desde que recebi a primeira solicitação dos agentes para abrirmos esse canal de diálogo, me comprometi em recebê-los, pois entendo a justa solicitação. Desejo boas-vindas a todos e asseguro que continuarei trabalhando para garantir que Lagarto tenha uma Guarda Municipal fortalecida, tornando-se, inclusive, Polícia Municipal, a partir de decisão do Supremo Tribunal Federal, que permitiu às cidades colocar as suas guardas para atuarem em ações de segurança urbana”, frisou.

A secretária de Ordem Pública e Defesa do Patrimônio, Mônica Dias, explicou como se deu a articulação da reunião. “Primeiro, os aprovados marcaram um encontro comigo e eu prontamente os atendi. Logo depois, o prefeito, que sempre esteve aberto ao diálogo, foi informado e, de imediato, pediu para recebê-los. A reunião foi um sucesso e estamos todos muito satisfeitos com o resultado. Agora, o compromisso do município é garantir a incorporação dos aprovados na gestão. Inicialmente, serão 15 candidatos chamados de imediato e vamos trabalhando para ver a situação dos demais que farão o curso de formação, junto à Procuradoria. Ao todo, são 38 classificados”, disse.

O diretor da Guarda Municipal de Lagarto, Édipo Moraes, avaliou positivamente a iniciativa do prefeito. Para ele, o compromisso assumido pelo gestor municipal “traz esperança para que a guarda seja, de fato, um órgão efetivo”, considerou. “Durante a sua campanha, o prefeito Sérgio demonstrou o interesse em fortalecer a guarda e ampliar o seu efetivo. Hoje, ele mostra que está comprometido com a causa e que irá fazer. Foi uma reunião muito republicana, como deve ser, onde apresentamos as nossas demandas e o prefeito ouviu prontamente. Ficou claro que ele quer fazer de Lagarto uma cidade mais segura para a população”, ressaltou.

Da mesma forma, Lucas Matheus Costa, que falou em nome da comissão, agradeceu a receptividade do prefeito. “O prefeito compreendeu a causa e de prontidão nos atendeu. Com isso, ele demonstra que quer trazer mais segurança para o município, a partir do fortalecimento da guarda municipal”, completou.