Nesta segunda-feira, 24, Lagarto vivenciou um momento histórico com a inauguração da nova sede do Fórum da Justiça Federal Maria Rita Soares de Andrade, no Shopping Centro Sul. O prefeito Sérgio Reis, que compôs a mesa diretora juntamente com autoridades da Justiça Federal de Sergipe, agradeceu e parabenizou aos envolvidos nesta empreitada tão importante para a população mais carente do município.

Com a nova sede, o povo lagartense e de toda região Centro-sul do Estado, passa a contar com uma instalação estruturada e confortável para receber atendimentos da Justiça Federal. Para Sérgio, esse é mais um passo que está sendo dado para o desenvolvimento de Lagarto.

“A instalação do Fórum aqui no shopping center Centro Sul pensa primeiramente na comodidade das pessoas que precisam do atendimento da Justiça Federal, especialmente os aposentados, que sempre batem à porta da justiça atrás de seus direitos. Um ambiente seguro, completamente confortável para o atendimento, e que vai trazer também segurança para esta região. Parabenizo à Justiça Federal e ao empresário Zezé Rocha, que abriu as portas para esta instalação. Como prefeito, estou feliz em ver a cidade recebendo uma ação tão positiva como essa”, disse.

Além do prefeito Sérgio, estiveram na mesa diretora da solenidade a presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe, desembargadora Iolanda Santos Guimarães; a diretora do Fórum de Justiça Federal de Sergipe, Lidiane Bonfim; o presidente do Tribunal Regional Federal da 5a região, desembargador Fernando Braga Damaceno; o diretor da Subseção Judiciária de Lagarto, juiz federal Fábio Cordeiro de Lima, e a procuradora-chefe da Procuradoria da República de Sergipe. Eunice Dantas.

O Fórum recebe o nome da sergipana, advogada, professora, jornalista, ativista e primeira juíza federal do Brasil, Maria Rita Soares de Andrade. A sua trajetória é símbolo de trabalho, força e coragem. De acordo com a diretora do Fórum da Justiça Federal de Sergipe, Lidiane Bonfim, o novo espaço assegura o legado de uma mulher que abriu as portas para tantas outras.

“Única mulher da sua turma quando se formou, Maria Rita abriu as portas para que nós pudéssemos passar. E foi dessa forma que nós também rompemos barreiras e conseguimos concretizar a construção desse novo espaço. Esse momento é de muita felicidade para mim, porque eu vejo que os vulneráveis vão ser bem tratados. Pessoas que não tinham condições de ingressar no nosso outro prédio, vão poderão vir até este sem nenhuma preocupação, pois ele conta com acessibilidade para todos. Sem dúvida nenhuma este é um marco para Sergipe e para Lagarto”, reforça a diretora.

Conforme Lidiane Bonfim explica, a nova sede torna os serviços prestados pela Justiça Federal mais acessíveis para a população, dentre as quais se destaca, em maior número, a justiça de causas previdenciárias. “Essas pessoas vão contar com um trabalho executado com muito mais comodidade e acessibilidade. Nós temos pessoas carentes que vão circular por aqui, e temos pessoas também com outras causas que não somente sejam previdenciárias. Então, toda a população, seja da mais carente à população que tem a melhor condição social, vai ser muito bem atendida aqui dentro do espaço da Justiça Federal de Sergipe”, reitera.

Desenvolvimento

O prefeito Sérgio aproveitou a oportunidade para reforçar a importância do novo shopping center de Lagarto, que em breve será inaugurado, ampliando o número de vagas de emprego e fomentando o trabalho e renda no município.

“Esse equipamento irá gerar emprego, porque através de empresas estruturadas, vai precisar de mão de obra. O novo Fórum já deverá proporcionar esse movimento. Tenho conversado bastante com o empresário Zezé Rocha, e a Prefeitura tem se colocado à disposição para quebrar toda a burocracia que foi colocada para a abertura de lojas. Com as ações que nós estamos tomando, e com as parcerias que nós estamos fazendo, dentro em breve o shopping vai estar preparado e aberto, para que o comerciante lagartense e de cidades vizinhas que queiram investir”, destaca o prefeito.