A Secretaria Municipal de Educação de Nossa Senhora do Socorro (Semed) promoveu, durante essa semana, de forma virtual, o segundo Ciclo de Formação Continuada para apresentação de diretrizes pedagógicas que serão desenvolvidas pelos professores e gestores da Rede Municipal de ensino, no ano letivo de 2021. A formação teve como público-alvo os profissionais que atuam com as turmas do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, Correção de Fluxo e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Ao promover as formações continuadas, a Semed assegura um ensino de qualidade cada vez maior aos estudantes, visto que esse é um processo contínuo de desenvolvimento do conhecimento, indispensável para as atividades dos educadores.
Segundo a professora de geografia da Rede Municipal, Maricelma Oliveira, os Ciclos de Formação Continuada são de extrema importância para o desenvolvimento de toda a comunidade escolar. “Todas essas ações estimulam e encorajam os professores, uma vez que, estamos vivendo um momento atípico e esses ciclos de formação favorecem a nossa força para que a gente possa retornar com mais resistência e resiliência. Parabenizo os profissionais envolvidos e agradeço desde já, por todo o conteúdo que nos foi passado”, afirma.
A Secretária Municipal de Educação, Josevanda Mendonça Franco, acompanhou os Ciclos de Formação e explicou que, por conta da pandemia, foi necessário introduzir novas estratégias para garantir a proteção de todos. “No planejamento do ano letivo de 2021 inserimos ações de diferentes naturezas: pedagógica, de biossegurança, de metodologias ativas, entre outras, indispensáveis e indissociáveis em razão do estado de pandemia. Em consequência, a formação dos professores, para além das atividades de fortalecimento dos processos pedagógicos, já rotineiramente praticados, busca a ampliação e o domínio de novos conhecimentos relacionados as tecnologias que permitam alcançar o aluno, ainda que remotamente. O que precisamos garantir pode ser reunido no tripé: acesso, permanência e sucesso do estudante em sua vida escolar”, ressalta.