O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concedeu liminar suspendendo o afastamento do prefeito de Ilha das Flores, Christiano Cavalcante (PSC) e da vice, Eleni Lisboa (PRB). Eles devem ser reconduzidos ao cargo até o julgamento final do recurso.

Os gestores foram afastados na semana passada, por decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE).

Christiano Cavalcante foi denunciado pelo Ministério Público Eleitoral por abuso de poder, com uso de recursos públicos porque, segundo a procuradoria, pintou 32 prédios públicos e outros bens da cidade nas cores da coligação durante todo o mandato e também nas vésperas das eleições de 2016, quando foi reeleito.

Após a condenação do TRE, a defesa do prefeito recorreu ao TSE, que considerou os prejuízos que poderiam ocorrer ao município caso continuasse sem prefeito durante a pandemia do novo coronavírus, já que a situação exige atuação do poder público para adoção de medidas urgentes de prevenção e combate. Isso porque, o presidente da Câmara de Vereadores do município, ainda não assumiu o cargo por estar cumprindo a quarentena em Aracaju.

Christiano Cavalcante informou que vai aguardar a notoficação oficial do TSE sobre sua recondução ao cargo, porém as funções serão desempenhadas em home office, já que testou positivo para a Covid-19 e também está cumprindo o isolamento social na capital. Segundo ele, o quadro de saúde é bom e está assintomático.