O presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), deputado Jeferson Andrade (PSD), afirmou que os fatos relativos ao dia 8 de janeiro de 2023 – ainda que estejam sendo apurados em profundidade pelo Supremo Tribunal Federal (STF) – atentaram contra o livre funcionamento das instituições democráticas.
“A democracia é um regime político inatacável, deve ser respeitado, preservado e cada vez mais aprimorado de forma a continuar promovendo desenvolvimento e cidadania para todos os brasileiros e brasileiras. A democracia é um avanço político e uma conquista social da própria humanidade”, disse o Jeferson Andrade, a propósito dos registros que estão sendo feitos hoje, em Sergipe e no Brasil, um ano depois dos acontecimentos de Brasília, quando extremistas políticos invadiram as sedes dos poderes executivo, legislativo e judiciário, destruindo documentos, obras de artes, móveis, imóveis e várias instalações do patrimônio público federal do país.
Para o presidente da Alese, a opinião pública repudia maciçamente os acontecimentos do 8/01, como mostram as pesquisas, e os valores democráticos saíram fortalecidos do episódio. “O sentimento geral é que uma nação civilizada não se constrói com radicalismo ou extremismo, mas com diálogo, normalidade institucional e espírito republicano. Neste momento a Alese, com todos os seus 24 deputados escolhidos pela vontade do povo sergipano expressada nas urnas, se soma a todas instituições comprometidas com a liberdade e a democracia”, acrescentou Jeferson Andrade.
Por Stephanie Macedo