Em sessão mista, a Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) aprovou, nesta terça-feira, 27, indicações da deputada estadual Janier Mota (PL), que pedem, ao Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), a ampliação de dois importantes colégios estaduais do município de Itabaianinha: Prefeito Joaldo Lima de Carvalho e Monsenhor Olímpio Campos.
Devido ao crescente número de estudantes interessados em se matricular nos Colégios Estaduais Joaldo Lima e Monsenhor Olímpio, é imprescindível a construção de mais quatro salas, em ambas as instituições escolares, com o objetivo de oferecer a melhor estrutura possível aos alunos, quando as aulas presenciais retornarem, após a diminuição da pandemia do novo coronavírus.
“A educação muda a vida das pessoas. É transformadora. É uma das minhas prioridades enquanto deputada estadual – inclusive, sou vice-presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa. Sou ciente da importância dos colégios Joaldo Lima e Monsenhor Olímpio para os estudantes de nossa Itabaianinha. Por isso, faço ao Governo do Estado esse apelo de ampliar as duas instituições o quanto antes”, destaca Janier Mota.
Qualificado como Centro de Excelência em Sergipe, o Colégio Joaldo Lima disponibiliza, atualmente, sete turmas de tempo integral, além de nove turmas de ensino médio regular e quatro turmas de Programa de Jovens e Adultos, totalizando mais de 800 alunos matriculados.
Diretora do Joaldo Lima, a professora Emanuelle Teles ressalta a importância da ampliação da unidade escolar. “É algo, extremamente, importante de acontecer. Pois, temos oito salas de aula, sendo que, dessas oito, já vamos sacrificar um espaço, que é a sala de vídeo, para transformar em mais uma sala, por conta da grande demanda de alunos que aderiram ao ensino de tempo integral”, afirma.
A professora Karla de Jesus, diretora Monsenhor Olímpio Campos, – colégio que oferece ensino médio regular, com 33 turmas – reforça a necessidade da construção de mais salas para os estudantes de Itabaianinha “A ampliação é urgente e fundamental para todo o ambiente escolar, visto que estamos com quantitativo acima do que podemos comportar. Aproximadamente, temos 1.400 alunos e só temos dez salas. Estamos utilizando uma biblioteca para dar suporte às turmas”, explica.
“Neste momento, as aulas remotas é o que está nos sustentando. Mas também sabemos que, a qualquer momento, com fé em Deus, iremos retomar nossas vidas normais e, aí, ficaria difícil. Retomando as aulas presenciais, não teríamos espaço para comportar todos os alunos matriculados. Iríamos ter a necessidade de realizar rodízio para poder comportar esses alunos na escola durante o turno da manhã e tarde”, reforça a diretora do Monsenhor Olímpio Campos.
Fonte: Assessoria