O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pediu que o Congresso Nacional aprove um projeto de lei de anistia aos presos pelos atos de 8 de janeiro de 2023, quando as sedes dos Três Poderes, em Brasília, foram invadidas e depredadas por radicais. A fala se deu na manifestação convocada por ele na avenida Paulista, neste domingo (25), em São Paulo.
No discurso, Bolsonaro também fez menção à Lei da Anistia, de 1979, que livrou tanto militares como guerrilheiros de responder por eventuais crimes cometidos durante a ditadura.
“É uma anistia para aqueles pobres coitados que estão presos em Brasília. Nós não queremos mais que seus filhos sejam órfãos de pais vivos. A conciliação. Nós já anistiamos no passado quem fez barbaridade no Brasil. Agora nós pedimos aos 513 deputados, aos 81 senadores, um projeto de anistia para que seja feita justiça no Brasil”, disse.
O ex-presidente também fez críticas às penas dadas aos condenados pelo 8 de Janeiro. No total, 86 pessoas já tiveram a condenação decretada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), com penas que chegam a 17 anos de prisão.
“E quem porventura depredou o patrimônio, que nós não concordamos com isso, que pague. Mas essas penas fogem ao mínimo da razoabilidade. Nós não podemos entender oq levou poucas pessoas a apenarem tão drasticamente esses pobres coitados que estavam lá”, afirmou.
Fonte: O Tempo
Foto: Reprodução / YouTube