Com a chegada do dia 21 de março, data em que se comemora o Dia Internacional da Pessoa com Down, o vereador por Aracaju, Sargento Byron (Republicanos), usou o Grande Expediente da Sessão Ordinária da Câmara de Aracaju para chamar a atenção do parlamento quanto ao capacitismo voltado às pessoas com Síndrome de Down. Segundo o parlamentar, Aracaju precisa avançar na oferta de políticas públicas que trabalhem as potencialidades desses cidadãos, garantindo protagonismo e autonomia para que os aracajuanos com down construam suas próprias histórias. 

Os desafios enfrentados pelas pessoas com down são muitos. No mercado de trabalho, por exemplo, devido ao excesso de preocupação dos familiares e as pequenas expectativas em torno de suas performances nos ambiente de trabalho, o número de pessoas ocupando vagas no mercado ainda é muito pequeno. Tendo em vista este panorama, o parlamentar provocou a Casa Legislativa falando sobre a necessidade de conscientizar a população e oportunizar essas pessoas. 

“No Rio Grande do Sul, meus amigos, temos uma colega que é parlamentar. A Luana Rolim de Moura é a primeira vereadora com down do país. É algo que nós comemoramos por causa da conquista, e temos que tratar com naturalidade. As pessoas com down precisam ser respeitadas e incluídas em todos os ambientes da sociedade. Neste caso, especificamente, as pessoas com down são talentosas, muito inteligentes e possuem competência para ocupar postos importantes no mercado de trabalho. Precisamos de políticas públicas que trabalhem essas potencialidades e estimulem esses cidadãos e toda a sociedade”, enfatizou o vereador. 

Na ocasião, o sargento, que é defensor da garantia dos direitos das pessoas com deficiência, fez uma homenagem ao “Galera do Click”, projeto que, através da fotografia, trabalha a autonomia e o protagonismo de jovens com síndrome de down em Aracaju. 

“Esse é um projeto muito bonito que traduz perfeitamente o que eu disse no plenário.. Esses meninos e meninas fazem verdadeiras obras de artes, que são suas belíssimas fotografias, que, por meio delas, protestam e reforçam que podem ser autônomas e ocupar espaços de destaque na sociedade, principalmente no trabalho, na educação. Esse projeto, que conta com o apoio do ex-vereador Lucas Aribé, merece os nossos aplausos e toda admiração. Quero agradecer ao coordenador Saulo Vieira, jornalista querido e muito dedicado ao projeto”, concluiu Byron.

Por Pábulo Henrique, assessor de imprensa