O presidente da Câmara Municipal de Aracaju, Ricardo Vasconcelos (Rede), deu posse nesta terça-feira, 24, ao vereador Camilo Daniel (PT).  Ele assume a vaga anteriormente ocupada pela professora Ângela Melo, também do PT, que faleceu no último dia 06 de outubro.

Com a morte da ex-vereadora, foi decretada a extinção de seu mandato e a vacância do cargo. Por ocupar a primeira suplência do partido, Camilo exercerá as atividades no Parlamento Municipal até o final da atual legislatura, em 31 de dezembro de 2024.

O novo vereador tem 32 anos, é natural de Dourados (MS), possui bacharelado e licenciatura pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) em Ciências Sociais e mestrado em Desenvolvimento Territorial pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Ele já tinha exercido o mandato entre março de 2019 e janeiro de 2020, quando era suplente do Professor Bittencourt, então do PC do B, e atualmente ocupava o cargo de coordenador geral do Escritório Estadual de Desenvolvimento Agrário no Estado de Sergipe.

“ Assumir nessa condição é delicado, mas estarei na Câmara para dar continuidade a tudo que Ângela representava. Ela defendia um serviço público de qualidade, a melhoria da situação das pessoas que moram nas ruas e a educação. Tenho um compromisso ideológico com a agenda que a professora cumpria, afinal somos do mesmo partido, compartilhávamos as mesmas bandeiras. Vou me empenhar o máximo para justificar essa oportunidade e imprimir uma agenda política que tenha o nosso povo no centro da política”, destacou o parlamentar.

Boas-  vindas

O presidente da CMA, Ricardo Vasconcelos, parabenizou o novo vereador e desejou sucesso em seu mandato. “ Tenho certeza de que ele irá engrandecer muito os debates e espero que dê continuidade ao grande trabalho que Ângelo Melo fez nesta Casa. Pelo seu histórico, sei que continuará defendendo os movimentos sociais, o meio ambiente e os servidores, e é isso que esperamos aqui”.

A solenidade também foi prestigiada pelos vereadores Paquito de Todos (Solidariedade), Pastor Diego (PP) e Eduardo Lima (Republicanos).

“ A professora Ângela tinha um trabalho voltado às minorias, às pessoas em vulnerabilidade, às causas sindicais e trabalhistas e a expectativa é que Camilo tenha esses mesmos ideais. Essa Casa ganha com a presença de um parlamentar qualificado”, destacou o primeiro secretário da CMA, Eduardo Lima.

Parlamentares repercutem posse

Durante a sessão ordinária, diversos vereadores repercutiram a chegada do novo parlamentar à CMA.

“ Desejo um mandato de muitas realizações para o meu amigo Camilo, um irmão de lutas históricas. Sei que ele unirá sua experiência ao legado da professora Ângela e teremos mais um representante da classe trabalhadora nesta Casa”, ressaltou Isac Silveira (PDT).

“É um desafio muito grande dar continuidade ao trabalho de Ângela. Seja bem vindo, seja acolhido por essa Casa e que possamos juntos fazer o melhor para o nosso povo,”, destacou Ricardo Marques (Cidadania).

“O senhor tem uma grande responsabilidade, que é levantar as bandeiras que a nossa colega defendeu durante tanto tempo aqui. Sei que fará um grande mandato e conte comigo para o que que for preciso”, frisou Emília Correa (Patriotas)

“ Fico feliz ao ver o reconhecimento público que você dá à militância e ao trabalho da professora nesse parlamento. Você também tem uma história de luta junto aos movimentos sociais, construímos muitas lutas com o Movimento dos Sem Terra (MST) pela reforma agrária e soberania alimentar. A nossa luta é a mesma, as nossas pautas são próximas e sei que seremos parceiros na defesa das pessoas mais vulneráveis. Sua atuação nessa Câmara foi muito importante e quero desejar nesta legislatura um mandato de grandes realizações”, salientou Sônia Meire (Psol)

 “O parlamento se engradece com sua chegada. Seu perfil e sua competência não permitirão uma queda de qualidade de representação nesta Casa. Já trabalhamos juntos e sei que a sua atuação será de independência e não lhe faltará capacidade para fazer um grande mandato”, pontuou Elber Batalha (PSB).

,