Ciente de que a saúde mental não pode ser tratada como uma questão individual,  o deputado estadual Kaká Santos (União) propôs, através do Projeto de Lei nº 410/2023, a Semana Estadual do Suporte Amigo. Aprovado nessa quinta-feira, 26, o PL visa difundir informações sobre transtornos psicológicos, a fim de reduzir o estigma em torno deste tema e oferecer apoio às pessoas que buscam tratamento.

De acordo com a propositura, o evento passará a integrar o calendário oficial do estado e deverá acontecer anualmente na segunda semana de setembro, mês dedicado à saúde mental. Dentre as ações previstas no projeto estão a realização de apresentações artísticas, encontros, palestras e mesas redondas sobre depressão, ansiedade, síndrome do pânico e outros males de origem psicológica.

“Ao longo dos anos a nossa compreensão sobre saúde mental foi evoluindo e hoje entendemos a importância do tema e a necessidade de cuidar da mente para ter uma vida saudável. Nesse sentido, ao instituir a Semana do Suporte Amigo estamos estimulando esse debate nas instituições de ensino e nos espaços públicos do estado, promovendo uma conscientização que visa oferecer meios para auxiliar a população sergipana a identificar e lidar com os desafios da saúde mental”, explicou Kaká Santos.

Com a aprovação na Assembleia Legislativa, o projeto segue para sanção do governador Fábio Mitidieri.