O deputado Cristiano Cavalcante (União Brasil) usou a Tribuna da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), nesta quarta-feira (11), para destacar o artigo do secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo, Jorge Teles, com dados sobre a evolução da renda e do mercado de trabalho em Sergipe entre janeiro de 2023 e dezembro de 2025.
Nesse período, o estado saiu da 15ª posição no ranking nacional de inadimplência para ocupar a quarta menor taxa do país. “No Nordeste, Sergipe passou da oitava para a segunda menor taxa de inadimplência da região. Em dezembro de 2025, 44,04% da população adulta estava inadimplente, percentual inferior à média nacional, de 49,65%. Além disso, o estado registrou menor nível de endividamento por pessoa”, explicou.
O parlamentar ressaltou que o resultado está diretamente relacionado ao crescimento da renda. “No emprego formal, Sergipe registrou, em dezembro de 2025, salário médio de admissão de R$ 2.157,62, com crescimento de 13,03% em relação ao mês anterior e de 22,43% na comparação com dezembro de 2024, os maiores percentuais do Brasil naquele período. O estado ficou entre os dez melhores do país e liderou o Nordeste nesse indicador”, ressaltou.
De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, no terceiro trimestre de 2025, o rendimento médio real habitual alcançou R$ 2.905, com crescimento anual de 19,6%, também o melhor desempenho da região. No mesmo período, houve redução da desigualdade, com o índice de Gini recuando para 0,456.
O crescimento da renda e a redução da desigualdade ampliam a capacidade de pagamento da população e contribuem para a queda da inadimplência.
O deputado falou que os resultados de políticas públicas do Governo do Estado tem como foco a atração de investimentos, fortalecimento das cadeias produtivas e programas de qualificação profissional, a exemplo do Qualifica Sergipe e do Primeiro Emprego.
“A redução da inadimplência, o aumento da renda e a queda da desigualdade refletem uma estratégia consistente de desenvolvimento econômico e social. Ele concluiu afirmando que o desafio é manter e aprofundar esse ciclo virtuoso, garantindo que o crescimento chegue de forma concreta à população”, concluiu.
Iguá
O deputado Cristiano Cavalcante (União Brasil) repercutiu, na Tribuna da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), a proposta de instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) apresentada pela deputada Linda Brasil (Psol), para investigar a prestação dos serviços de abastecimento de água no estado.
O parlamentar afirmou que o tema está sendo acompanhado pela Casa e destacou a importância de ouvir os órgãos responsáveis como Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Sergipe (Agrese), Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) e da Empresa Iguá Saneamento. “Eles virão a esta Casa para esclarecer os fatos e garantir transparência sobre o abastecimento de água”, declarou
Foto: Jadilson Simões/Agência de Notícias Alese




