Com o tema: Prevenção da Violência Contra a Mulher em Cidades Pequenas, o União Brasil realizou a segunda edição do programa Defesa Lilás. No último sábado, 29, lideranças políticas e gestoras públicas seu reuniram para o lançamento da Avaliação Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, uma ferramenta destinada a capacitar a sociedade civil e monitorar a eficácia das ações de proteção nos municípios.

A deputada federal Yandra Moura (UNIÃO/SE), uma das embaixadoras do programa, apresentou a nova ferramenta. Segundo a parlamentar, a avaliação é organizada em seis eixos e visa dar "poder à mulher para avaliar, cobrar e transformar a realidade local. Nenhuma política pública se sustenta sem diagnóstico, sem monitoramento e sem participação social. A Avaliação Municipal nasce justamente para isso para iluminar realidades, fortalecer ações e acelerar mudanças", afirmou a deputada.

O ex-deputado federal e presidente estadual do União Brasil, André Moura, falou da importância do foco municipal. "É nos municípios que nascem e surgem os problemas e é lá que a gente precisa encontrar as soluções. Os dados vão oferecer sustentação para que as soluções  de enfrentamento à violência contra as mulheres sejam criadas”, declarou André Moura.

A presidente estadual do União Mulher de Sergipe, Sheyla Galba, foi elogiada pela deputada Yandra Moura por sua atuação. Yandra destacou a parceria do União Brasil com o Instituto Sheyla Galba, que leva a carreta da mamografia para o interior do estado. "Já foram feitas mais de 500 mamografias, já foram mais de 3 mil atendimentos em apenas 4 ou 5 meses", afirmou a deputada, ressaltando que a iniciativa "não parou somente no mês do outubro rosa".

A coordenadora nacional do Defesa Lilás, Marcela Carrijo, destacou o objetivo central do projeto. "O Defesa Lilás é um projeto que fomenta mulheres para a política e mulheres para fazer política pública para as mulheres", afirmou Carrijo, que convidou as participantes a se engajarem no União Brasil Mulher de Sergipe.

A secretária de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania e primeira-dama de Sergipe, Érica Mitidieri, participou do painel "Educação para a Igualdade". Em sua fala, a secretária destacou o avanço do estado na representatividade feminina e a importância do tema da violência. "É o Estado que tem colocado mais mulheres à frente, em espaços realmente representativos", disse a secretária.

O peso institucional do debate foi garantido pela participação da Dr.ª Jumara Porto Pinheiro, Juíza Titular do Núcleo de Garantias do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe, que integrou o painel "Rede de Proteção Ativa e Intersetorial". Em sua fala, a juíza fez um tributo pessoal à deputada Yandra Moura, destacando o comprometimento da parlamentar com a pauta feminina.

 "Ela me procurou para que junto comigo a gente fizesse um projeto para mudar a realidade de Aracaju, a tornar-se independente.  Eu vi o objetivo dessa menina, de uma grande mulher, a mãe de José, que ela realmente pretendia fazer um trabalho para mulheres e mudar a realidade de mulheres", declarou a juíza. O evento também contou com a presença de prefeitas municipais, como Ana Helena de Carvalho Fontes (Aquidabã), Daiane Santos de Oliveira (Siriri) e Izabel Nolet (Divina Pastora), além de Silvany Manlak, presidente da Federação dos Municípios de Sergipe, reforçando o foco na capilaridade das políticas públicas em "cidades pequenas".

Os painéis do dia cobriram temas importantes para o enfrentamento da violência, incluindo "Educação para a Igualdade", "Espaços Públicos e Cidades Seguras" e "Rede de Proteção Ativa e Intersetorial", consolidando o Defesa Lilás como um fórum de discussão e articulação de políticas públicas voltadas para a mulher em Sergipe. O evento encerrou com o compromisso de replicar as ações e o novo instrumento de avaliação nos municípios.