Debatendo temas como inovação, empreendedorismo e a partição feminina na política, o Partido Social Democrático (PSD) reuniu sua bancada federal para a primeira plenária  nacional do ano. 

O encontro ocorreu no Rio de Janeiro e contou com a participação da Delegada Katarina, do PSD/SE, que foi uma das palestrantes no painel “Mulheres na política e as estratégias para as eleições de 2024”.

Durante sua fala, a Delegada Katarina abordou índices que demonstram a subrepresentação feminina nos espaços de poder. “O Brasil tem a Câmara dos Deputados mais desigual em gênero da América do Sul, com apenas 17,5% das vagas ocupadas por mulheres; também ocupa a 131a posição entre 193 países em participação de mulheres na política”, apontou.

“Precisamos de uma mudança nesse cenário atual, que tem muito a ver com o machismo estrutural, que alcança também a política. Dados recentes apontam que esse tipo de violência durante as eleições municipais é uma realidade preocupante, afetando negativamente a participação feminina”, lamentou a parlamentar. 

Na ocasião, também foi aprovada pela Bancada Federal do PSD a Carta do Rio de Janeiro, documento que traz algumas das diretrizes e metas do partido para 2024. 

“Com a aprovação da Carta do Rio, destacamos o compromisso com a participação feminina na política e a necessidade de regulamentação da inteligência artificial. Também reafirmamos nossa missão de construir um futuro inclusivo, sustentável e tecnológico, promovendo uma sociedade preparada para os desafios atuais”, destacou a Delegada Katarina.