Evento reúne líderes femininas do G20 para debater justiça climática e combate às desigualdades
Nos dias 1º e 2 de julho, Maceió, Alagoas, receberá a 1ª Reunião de Mulheres Parlamentares do P20, um evento inédito que contará com a participação de cerca de 290 autoridades nacionais e internacionais, incluindo a deputada federal Delegada Katarina (PSD/SE).
O encontro visa promover debates e intercâmbios entre líderes parlamentares sobre temas urgentes, como mudança do clima e desenvolvimento sustentável; inclusão social e combate à fome e à pobreza; e reforma das instituições globais.
Com o tema: “Construindo um Mundo Justo e um Planeta Sustentável”, a reunião é parte da agenda da Presidência brasileira do P20 em 2024, que busca divulgar diferentes regiões do país e reforçar a participação das mulheres em discussões globais.
"É uma honra representar Sergipe e o Brasil em um evento tão significativo. Acredito que a troca de experiências e ideias entre parlamentares de diversas nações pode gerar soluções eficazes para estes desafios que enfrentamos", destaca a Delegada Katarina.
Além de todas as deputadas federais e senadoras brasileiras, o evento contará com a presença de parlamentares dos membros do G20, países convidados para a Cúpula do G20 no Brasil, países do Mercosul, nações de língua portuguesa, e representantes de organismos internacionais como a ONU e a União Interparlamentar.
Por isso, para a Delegada Katarina, o evento tem grande relevância. "Reunir mulheres parlamentares de todo o mundo para discutir justiça climática e combate às desigualdades é um passo muito importante para promover mudanças reais. A presença feminina nas esferas de decisão é fundamental para garantir que nossas vozes e perspectivas sejam ouvidas e respeitadas”, pondera a parlamentar.
Dessa forma, os dois dias de debates serão uma oportunidade única para fortalecer a participação das mulheres parlamentares nas discussões que estão no centro das atenções mundiais, contribuindo para a construção de um futuro mais justo e sustentável para todos.