Nesta segunda-feira, 24, como parte da programação especial Março das Mulheres, a deputada estadual Linda Brasil ( PSOL) esteve reunida com integrantes do Movimento Marisqueira de Sergipe (MMS) para dialogar sobre as demandas da categoria. Na oportunidade, foram apresentadas propostas de projetos de lei que visam construir políticas públicas necessárias à dignidade das mulheres sergipanas que vivem dessa atividade.

Com os espaços de debate e escuta ativa das reivindicações, Linda Brasil fortalece a participação popular, com especial atenção ao protagonismo feminino. “Foi um encontro potente, no qual apresentamos alguns pré-projetos para que, com a participação das mulheres, possamos finalizar e protocolar essas proposituras, que são reivindicações da própria categoria. Ainda teremos vários outros encontros para fortalecer a luta das mulheres no estado de Sergipe”, destacou a deputada.

Cristiane Dias vem do povoado Muculanduba, no município de Estância, onde as atividades de pesca e mariscagem são fontes de subsistência da comunidade. Inserida nos movimentos sociais há 11 anos, Cristiane atua na coordenação do MMS desde 2019 e comemora o espaço de participação efetiva proporcionado pela deputada Linda Brasil.

“Esse encontro, para essas mulheres marisqueiras, representa a esperança de dias melhores, não só nos seus territórios de trabalho, mas também diante do poder público. Nós vemos as dificuldades que as mulheres têm para acessar seus direitos, a saúde e a educação. Hoje, essa roda de conversa vem trazendo o esperançar para que o Poder Legislativo escute as mulheres marisqueiras, escute as necessidades e crie projetos”, comemorou Cristiane Dias.

Para Geonízia, também moradora do povoado Muculanduba, o trabalho desenvolvido pela parlamentar com as marisqueiras beneficia muitas outras mulheres e fortalece os movimentos sociais. “Estou muito feliz hoje pela oportunidade de ter esse encontro e saber sobre os projetos de lei que estão sendo construídos em benefício das mulheres marisqueiras, mas que atingem muitas outras mulheres”, celebrou.

Foto: Ascom | Deputada Linda Brasil

Assessoria de Imprensa