O deputado estadual Chico do Correio (PT) usou a tribuna na Assembleia Legislativa e Sergipe (Alese) para destacar a falta de abastecimento de água nos municípios localizados no sertão de sergipano. Para o parlamentar, a falta de estudos, bem como normas técnicas e recursos, dificultam que a população tenha acesso à água encanada.
“Todos os anos, no período do verão, presenciamos sempre a mesma situação. A gente sabe que existem pessoas que têm interesse em que os carros-pipas continuem funcionando no sertão do estado”, destacou o deputado.
O parlamentar ressaltou que quando esteve na gestão de Nossa Senhora da Glória investiu em mais 70 km de tubulação para garantir água tratada aos moradores do município. “Com essa expertise queremos garantir água tratada e canalizada à todo o estado de Sergipe prioritariamente o sertão sergipano”, falou.
O deputado Chico do Correio fortaleceu a ideia que todo o estado passa pelo mesmo problema com o abastecimento de água, e pediu um olhar atento do Governo para a causa.
“Tenho certeza que ações voltadas para a melhoria do abastecimento de água em Sergipe já estão no planejamento do Poder Executivo, mas pedimos ainda mais agilidade. Pois, não é possível que os sergipanos e sergipanas morem às margens do rio São Francisco e ainda não tenham água encanada em suas casas”, destacou o parlamentar.
Obras
Outro questionamento feito por Chico do Correio foi sobre as obras do processo de canalização da água as quais estão inacabadas. “ Muitas dessas obras foram instaladas há 10 ou 15 anos e essas águas nunca chegaram nas casas. Elas foram obras eleitoreiras, sem qualquer estudo técnico ou de viabilidade da vazão”, complementou o parlamentar.
Ao final do pronunciamento, o deputado Chico do Correio afirmou que pretende visitar as casas e contribuir para que a água encanada chegue à todos os sergipanos.
No uso da respectiva palavra, os deputados Marcos Oliveira (PL) e Luizão Donatrampi (União Brasil) se somaram ao parlamentar Chico do Correio.