O presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, deputado Jeferson Andrade, participou juntos com outros deputados, nesta segunda-feira (20), da cerimônia de nomeação do novo desembargador do Tribunal de Justiça, Etélio de Carvalho Prado Júnior. O evento foi realizado no Palácio Museu Olímpio Campos, em Aracaju.

O novo desembargador foi escolhido por unanimidade em votações realizadas tanto no Ministério Público do Estado quanto no Tribunal de Justiça. A posse para o cargo ainda será marcada.

“É um grande profissional e pessoa, que se destaca por onde passa, vinha fazendo um grande trabalho no Ministério Público. Foi unanimidade no Ministério Público e no TJ, a gente espera que ele contribua mais ainda agora no TJ”, afirmou Jeferson Andrade.

Etélio de Carvalho Prado Júnior lembrou que já atuou no Tribunal como escrivão. Ele ainda salientou que entende que o trabalho que precisará desempenhar é de grande responsabilidade, mas que se experiência o ajudará neste serviço à população.

“Eu estou muito feliz e entusiasmado, ao mesmo tempo consciente da responsabilidade que cai sobre meus ombros, mas estou pronto para enfrentar o desafio no TJ, que foi onde tudo começou. Eu volto com a sensação de dever cumprido no Ministério Público porque lá eu atuei durante duas décadas em várias promotorias de Justiça e participei de várias gestões, então também me sinto partícipe de colocar o Ministério Público de Sergipe entre os melhores do país”, falou.

O governador Fábio Mitidieri declarou que teve esta escolha facilitada, diante da lista tríplice, já que este foi um nome escolhido por unanimidade em ambas as casas. Ele salientou que qualquer um dos profissionais apresentados teria a capacidade de exercer o cargo.

“Não é difícil você escolher um nome quando ele vem como unanimidade no Ministério Público e no TJ. Obviamente, embora a lei me diga que eu tenho direito à escolha numa lista tríplice, o caminho é facilitado quando todos os colegas o escolhem por unanimidade. Todos os três eram capacitados, poderiam exercer essa função, mas entendi que era necessário respeitar esse desejo. Eu tenho certeza que vai fazer um grande trabalho pela sociedade”, disse.

A cerimônia também contou com a presença de diversos deputados estaduais. Todos se disseram felizes com a escolha deste nome para o caro de desembargador e ainda que esperam por trabalhos bem-feitos no Tribunal.

O deputado Doutor Samuel Carvalho parabenizou o governador pela escolha. “Assim, se integra a divisão dos poderes, então a gente vê o Executivo indicando um membro do Ministério Público para desembargador e eu quero desde já desejar sucesso ao desembargador Etélio, que tem reputação ilibada no estado e parabéns ao governador pela indicação e ao povo de Sergipe que recebe hoje um grande desembargador nos seus quadros”.

O deputado Marcelo Sobral falou que se trata de uma pessoa jovem chegando para o cargo, o que deve melhorar ainda mais os serviços prestados. “É uma nomeação que o Ministério Público estava aguardando que vai oxigenar ainda mais o Tribunal de Justiça, vai dividir os processos que já existem e é um nome jovem, o que vem mostrando o compromisso do governador, que sempre faz essa renovação com pessoas novas, foi assim no Tribunal de Contas e está sendo assim no Tribunal de Justiça e eu tenho certeza que vai continuar sendo assim, com pessoas que têm a desenvoltura igual ao do governador do Estado”.

O deputado Luciano Bispo destacou as características apresentadas pelo novo desembargador. “Parabéns ao governador pela escolha de um bom nome, de um grande nome. Ele tem um serviço prestado muito grande no Ministério Público e tem a tradição de honestidade, integridade, transparência e respeito a todos”.

O deputado Adailton Martins também falou sobre os trabalhos prestados por Etélio de Carvalho enquanto estava no Ministério Público. “Excelente nome, no Ministério Público fez um belo trabalho, então a gente fica satisfeito. Foi escolhido pelos colegas, por seus pares, e também na lista tríplice pelo governador, então a gente fica satisfeito em ter uma pessoa dessa, por tudo que passou enquanto esteve no Ministério Público”.