O presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, deputado Jeferson Andrade, e outros deputados estiveram presentes, nesta sexta-feira (15), no lançamento da Programação do Arraiá do Povo 2024, em Aracaju. A festa será realizada entre primeiro de junho e 31 de julho.
Os 60 dias de festa foi a novidade apresentada para este ano. Jeferson Andrade destacou esse ponto como melhoria da economia através do turismo por todo o estado em mais dias de animação com pessoas vindo de várias partes do país.
“O sucesso do ano passado vai se refletir e eu espero que ainda mais com uma programação antecipada para que toda a rede que apoia o São João sergipano possa se prevenir. A gente já dança forró 30 dias e agora serão 60 dias para uma economia pujante e a Assembleia é parceira, já nos comprometemos a ajudar numa pesquisa para saber de quanto vai girar de dinheiro em Sergipe por conta desse evento e também como a rede hoteleira, os bares e todo o canal produtivo se comportam”, falou.
A secretária de estado de turismo, Daniela Mesquita, afirmou que este formato é inédito em todo o país, o que deverá fazer com que Sergipe se torne escolha para turistas. Ela ainda disse que poder divulgar a programação com meses de antecedência faz com que a divulgação possa ser feita com mais eficácia.
“Como o governador mesmo fala, está colocando Sergipe no rol dos melhores festejos de São João do Nordeste. 60 dias de festa é inédito, nenhum outro destino promove 60 dias de festa e ainda com antecipação da programação para poder divulgar e fazer a promoção do destino, com certeza a gente vai movimentar toda a cadeia turística e economia do estado”, falou.
O deputado Adailton Martins (PSD) contou que os comentários que ouve em outros estados dão conta do sucesso do evento. Ele afirmou que este ano a festa será ainda melhor que o realizado em 2023.
“No ano passado foi um sucesso e acredito que este ano seja ainda melhor pelo que nós vimos da programação que vai ter. No ano passado, nós vimos hotéis lotados, mais de 90% dos turistas que vieram querem retornar, quando a gente viaja o pessoal só fala no nosso São João, dessa grande festa que transforma Aracaju e todo o estado”, declarou.
A deputada Áurea Ribeiro (Republicanos) brincou com o fato de ter uma programação com tempo dobrado este ano. Serão 60 dias de festas, o que ela destacou como motivo para agradecer em razão do incremento na economia do estado.
“Haja folego, nê? Está de parabéns toda a equipe que organiza esse maravilhoso evento e Sergipe agradece porque é a geração de emprego e renda. Então a gente só tem que agradecer essa coragem e essa força do governador em poder transformar Sergipe na capital do forró. O governador e todo sergipano estão de parabéns em poder receber os turistas que vêm conhecer nossos pontos turísticos. Sergipe agradece o crescimento e desenvolvimento da nossa economia”, afirmou.
O deputado Cristiano Cavalcante (União) também falou sobre a melhoria da economia com o aumento dos dias de festa. Além disso, ele garantiu que as cidades do interior receberão o apoio do Governo do Estado.
“Isso vai gerar emprego e renda, vai trazer entretenimento para o nosso estado. Vários turistas de todo Brasil e até do exterior cada vez mais querem vir a Sergipe, conhecer suas belezas naturais e, durante o mês de junho, é que isso se aflora ainda mais, não só com esse evento na capital, mas também em várias cidades, a exemplo de Capela, Estância e Areia Branca, que têm festas tradicionais e, sem dúvida alguma, receberão todo apoio do Governo do Estado e farão de Sergipe o verdadeiro país do forró”, declarou.
O deputado Marcelo Sobral (União) disse que esse novo formato fará com que o povo se orgulhe do estado, além de aumentar a renda da população em diversos setores ligados ao turismo em várias cidades.
“Resgatando a nossa cultura, a gente gosta tanto de forró, então o povo sergipano estava precisando dessa autoestima, isso é muito bom, gera emprego e muita renda. Essa antecipação, divulgando mais de dois meses antes, é muito importante porque tem como se preparar, os hotéis podem se preparar, as agências de viagem formalizam seus pacotes e trazem turistas já sabendo de toda a programação. É dinheiro de fora que vem ser gasto aqui, é um investimento que a gente tem retorno imediato”, falou.
O deputado Neto Batalha (PP) parabenizou o Governo do Estado pela ideia e acrescentou que espera ser ainda melhor que o realizado no ano passado, tendo em vista a programação com os artistas que foi apresentada no lançamento.
“Mais uma vez o Governo sai na frente com essa programação, a gente sabe que nossa tradição no Nordeste é o São João, que gera emprego e renda, aquece todo o estado. No ano passado foi um grande sucesso e eu não tenho dúvida que esse será melhor ainda”, declarou.