Candidata foi a segunda mais votada no geral
O dia 2 de outubro deste ano foi dedicado às eleições estaduais. Em Sergipe, mais de 1,6 milhões de eleitores foram às urnas escolher os candidatos a deputado federal, estadual, senador, governador e presidente. A candidata a deputada estadual pelo Republicanos, Dra Lidiane Lucena, foi eleita com 37.284 votos, alcançando o segundo lugar geral. Ela será uma das representantes da bancada feminina.
Ativista e médica, com experiência em saúde pública, Lidiane Lucena, agradeceu a confiança do povo sergipano. “Esse projeto começou há um tempo. As pessoas me receberam bem desde o início, se somaram, conversaram, me escutaram e, acima de tudo, aderiram ao projeto, a prova disso é a nossa vitória”.
Na ordem de votos, Lidiane ocupou o segundo lugar geral e o primeiro do partido. “Tivemos lideranças espalhadas por todo o estado. Havia muitas pessoas apoiando. Sem essa base teria sido impossível chegar aqui”.
Com as pautas de maternidade atípica, inclusão social, educação e saúde pública, Lidiane Lucena se mostrou uma ativista na área.
“Já é difícil ser mulher, imagine ser mulher na política. Eu escolhi esses assuntos para defender porque precisamos de alguém que defenda nossos interesses e entenda do que estão falando”.
Trajetória - Com experiência de quase 10 anos em saúde pública, atuando principalmente no interior do Estado, Lidiane disse que a maternidade e o contato com a saúde pública foram dois fatores marcantes que a fizeram optar pela eleição estadual.
“Como médica, vi de perto as necessidades da população. A opção em atuar em saúde da família foi justamente por entender o quão é importante essa área”.
“A dificuldade da maternidade atípica foi uma decisão chave para concorrer ao pleito.
Quando meu filho do meio veio ao mundo comecei a notar algumas particularidades. Nas madrugadas, enquanto cuidava do mais novo, lia artigos sem parar procurando uma resposta. Essas idas aos consultórios e terapias me conectaram a outras mães e ali eu entendi que nós precisávamos de um representante”.
Mulheres da política - Como uma das representantes da bancada feminina da legislatura de 2023-2026, Lidiane afirmou que é importante aumentar a representação feminina nos espaços de poder. “Somos maioria na população brasileira e minoria em espaços políticos. Homens legislam sobre assuntos que só uma mulher entende, por isso temos leis tão direcionadas ao público masculino. Ocupar esses lugares é tornar a sociedade mais justa e igual”, disse.