Nesta terça-feira (05/11), o vereador Elber Batalhou (PSB) utilizou a tribuna, no pequeno expediente da 94º Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), e fez uma reflexão sobre a campanha “novembro Azul”, mês que é dedicado à conscientização sobre o câncer de próstata.

“É um mês em que se divulga a prevenção e o combate a uma das causas que mais ceifam vidas de pessoas do sexo masculino, que é o câncer de próstata. Para que os senhores e senhoras tenham ideia, 20% dos casos do câncer de próstata são diagnosticados em estado avançado, o que reduz a chance de cura. 70% dos homens acima de 80 anos tem câncer de próstata. Um em cada seis homens terá diagnóstico de câncer de próstata ao longo da vida”, analisou Elber.

O parlamentar apontou deficiências no Sistema Único de Saúde (SUS) em Sergipe para o tratamento do Câncer de Próstata. Elber afirmou que enviou recursos ao Hospital São José para retomada do serviço de biopsia, que é um exame que serve para analisar a saúde e a integridade de tecidos do corpo, identificando a presença de células cancerígenas. No entanto, segundo o vereador, o serviço continua suspenso.

“ Esse ano perdi dois grandes amigos em decorrência de câncer de próstata detectados em estado de metástase. Acho que a maioria dos senhores lembra da fala que fiz aqui quando um amigo descobriu que estava com câncer. Deparei-me com uma realidade absurda. Em Sergipe, a rede SUS não oferece a biopsia de câncer de próstata. Uma pessoa humilde que dependa do SUS para seu tratamento tem que buscar a biopsia na rede particular.  Nesse ano, aportei R$ 200 mil no hospital São José para que fosse retomada a biopsia que era feita nessa unidade. Infelizmente, a Secretaria Municipal de Saúde não avançou nas tratativas e o dinheiro foi aplicado em outra finalidade.  Aportarei novamente verbas para que o município reative o convênio com o hospital São José e a biopsia do câncer de próstata seja retomada na rede SUS do município de Aracaju”.

Mortes no Brasil

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, representando cerca de 29% dos casos de câncer, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Somente em 2023, foram estimados mais de 70 mil novos casos no país.