Em palestra na Feira Internacional de Negócios, a FINBrasil 2023, em Florianópolis (SC), o senador Laércio Oliveira (PP-SE) apresentou nesta terça-feira (28) um panorama sobre a exploração do gás natural no Brasil e destacou os avanços do setor a partir da nova Lei do Gás, que relatou em 2021, na Câmara dos Deputados. Laércio elogiou a organização do evento e disse que a entrada de novas empresas no mercado pode reduzir os preços do combustível, aumentar a competitividade, atrair indústrias e gerar emprego e renda para a população. 

“Acreditamos que temos inúmeras oportunidades a serem exploradas. É louvável a iniciativa de uma feira como esta que consegue juntar as empresas e pessoas de diferentes setores e países. Me sinto honrado em participar e acredito que essa discussão certamente vai estimular muita gente e trazer investimentos para o país”, apostou.

Laércio Oliveira lembrou que após a mudança na legislação, a Transportadora Associada de Gás (TAG) está construindo, em Sergipe, um gasoduto de 25 Km para conexão do terminal de GNL da Eneva, a maior operadora privada de gás natural, à malha nacional de gasodutos, com autorização da Agência Nacional de Petróleo. 

“Essa obra tem enorme importância para todo o mercado nacional e só foi possível por conta da nova lei. Até então, o monopólio da Petrobras não permitia nenhuma movimentação em termos de infraestrutura, produção, exploração, distribuição e comercialização.  Foi preciso transpor essa barreira para alcançar esse objetivo”, argumentou o senador sergipano ao destacar os investimentos milionários que estão sendo feitos em Santa Catarina para a implantação de terminal de gás na Baía da Babitonga. 

No mesmo sentido, o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD), que também fez uma palestra na feira, citou o senador Laércio Oliveira ao reforçar as oportunidades de negócios para o Estado. 
“O que nós queremos aqui nesta feira de negócios é poder mostrar um pouco do que nós temos a oferecer, seja no turismo, seja na nossa cultura, com o maior São João do país. Sergipe também tem hoje as maiores reservas de gás do Brasil e da América Latina, o que nos oferece uma oportunidade única. Como gosta de dizer o senador Laércio Oliveira, relator da lei do gás, a indústria vai aonde está o gás”, concluiu Mitidieri. 

FINBRASIL 2023

A Feira Internacional de Negócios é organizada por três grandes instituições internacionais: Câmara de Comércio Brasil – Portugal de Santa Catarina, Instituto Jovem Exportador (Ijex) e Associação de Jovens Empresários Portugal/China (AJEPC). A edição 2023 reuniu cerca de 5 mil participantes, com 200 expositores de mais 60 países para discutir temas como tecnologia, agronegócio, infraestrutura, saúde, energia renovável, cidades inteligentes e internacionalização de negócios.