Sempre preocupado com a acessibilidade e inclusão social em Sergipe, o deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania) tem dedicado seu mandato também com atenção especial para essa área importante da sociedade. No final de dezembro/2022 foi paga uma emenda impositiva no valor de R$ 40 mil que ajudará os jovens do Instituto Pedagógico de Apoio à Educação do Surdos de Sergipe – IPAESE, reconhecida de utilidade pública desde 2003.
A instituição tem sede em Aracaju e atende jovens surdos, auxiliando na formação profissional. “O Ipaese é uma instituição séria que tem como principal objetivo formar e preparar jovens para o mercado de trabalho. É a única escola bilíngue do nosso estado, uma referência na luta pela acessibilidade e pela inclusão social”, destaca o jornalista Lucas Aribé.
O recurso já está na conta do IPAESE e foi pago através da Secretaria de Estado da Inclusão e Assistência Social – SEIAS. “Agradeço ao deputado Georgeo Passos por destinar essa emenda, que auxiliará na aquisição de novos equipamentos visando proporcionar melhores condições de aprendizado a todos os alunos”, completa Lucas Aribé, ex-vereador de Aracaju e pioneiro na luta pela inclusão social das pessoas com deficiência em Sergipe.
“Nossa missão envolve a luta pela inclusão social, acessibilidade e, sobretudo, aos menos favorecidos pelos poderes. Como representante do povo na ALESE precisamos além de atenção, ser sensível aos grupos especiais, que precisam de incentivo. E o apoio do nosso mandato ao IPAESE foi um pedido de Lucas Aribé. Com certeza será útil na melhoraria das condições de aprendizado dos jovens surdos. Um trabalho belíssimo desenvolvido pela instituição há mais de 20 anos”, frisa o deputado Georgeo.
Referência
O IPAESE é uma instituição sem fins lucrativos fundada em 27 de dezembro de 2000 por um grupo de pais de crianças surdas, se tornando a primeira escola especializada para surdos em Sergipe. Além de ser a única escola bilíngüe do estado é a única na Região Nordeste que contempla toda a Educação Básica, assinalando um marco na história da educação dos surdos em Sergipe.
Fonte: assessoria