Aconteceu na tarde desta terça-feira (23) no plenário da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), solenidade de entrega de sete Títulos de Cidadania Sergipana. Foram seis empresários do setor de petróleo e gás, de autoria do deputado Luciano Pimentel (PP) e um de autoria do deputado licenciado e atual secretário de estado da Casa Civil, Jorginho Araújo (PSD). O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, também será agraciado e receberá a homenagem nesta quarta-feira (24), durante solenidade no Centro de Convenções AM Malls Sergipe
Os empresários homenageados por Pimentel foram: Carlos Otávio Vasconcellos Quintela, diretor-executivo da Fundação Getúlio Vargas, natural do Rio de Janeiro; o engenheiro civil José Antero dos Santos, natural da cidade baiana de Ibitiara; o engenheiro eletricista Marcelo Cruz Lopes (do Rio de Janeiro), Diretor Executivo de Marketing, Comercialização e Novos Negócios na Eneva; o gaúcho Roberto Furian Ardenghy, diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás; o bacharel em Ciências Navais e Diretor-Geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, Rodolfo Henrique de Saboia e Ovídio Quintana Pol da Silva, natural do Rio de Janeiro, formado em Administração de Empresas e diretor Comercial e Regulatório da TAG.
De acordo com o deputado Luciano Pimentel, Sergipe acolhe de braços abertos todos os homenageados como filhos legítimos. “Esses Títulos de Cidadania Sergipana é uma forma de expressarmos o nosso apreço e gratidão por todo trabalho e dedicação que tem sido fundamentais para o crescimento e modernização do nosso estado. Agradeço profundamente à cada um dos homenageados por suas contribuições para o crescimento de Sergipe. Todos são exemplo de cidadania, responsabilidade, profissionalismo e é uma honra tê-los como novos cidadãos e poder chamá-los de sergipanos, Parabéns a todos”, enfatiza.
Na condição de deputado estadual licenciado e representante do governador Fábio Mitidieri na solenidade, Jorginho Araújo celebrou o fato de ser autor de uma das proposituras que agraciam personalidades do setor do petróleo e gás.
“Fui o autor da propositura que concede o Título de Cidadão Sergipano ao Dr. Gustavo Labanca, diretor-presidente da TAG, responsável por um recente investimento aqui no estado, de mais de 35o milhões de reais em um gasoduto de 25 quilômetros e que durante a obra gerou diversos empregos e quando do início da operação, vai gerar ainda mais, além do desenvolvimento de Sergipe, estado considerado a estrela do gás. Cada um que está recebendo essa homenagem hoje, eu quero reafirmar que são extremamente merecedores, por todo esforço, cada um no seu segmento, na sua empresa privada ou em algum órgão público, como é o caso do ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira, que receberá a homenagem amanhã e sem dúvida nenhuma deu a sua parcela de contribuição”, ressalta.
Homenageados
Roberto Furian Ardenghy, diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás disse ser uma honra receber a homenagem na Alese. “Eu conheci Sergipe aos 18 anos e agora volto ao estado com muita honra nessa condição tão nobre e tão destacada de poder esse esse título que me enobrece muito. Eu sou do Rio Grande do Sul e os gaúchos e sergipanos têm uma história incomum, de muita luta, de construção do estado e defesa dos seus direitos e interesses. Eu me sinto muito orgulhoso de fazer parte de uma comunidade que tem um potencial tão grande na área de petróleo, com reservas muito representativas de gás natural, combustíveis importantes para todos os rincões do território nacional. Estou com muito orgulho de estar aqui hoje”, reitera.
O Diretor Executivo de Marketing, Comercialização e Novos Negócios na Eneva, Marcelo Cruz Lopes, disse estar muito lisongeado por receber a homenagem. “É uma grande honra poder ter sido reconhecido pelo trabalho que a nossa empresa vem fazendo e representar esse esforço de impulsionar o desenvolvimento. Estou muito feliz de receber o Título de Cidadão Sergipano”, diz informando ter nascido na cidade de Itaperuna, no Rio de Janeiro.
Gustavo Labanca, diretor-presidente da TAG, disse estar muito emocionado com a homenagem. “Agradeço muito ao deputado Jorginho o fato de me tornar um cidadão sergipano e agradeço a a todo apoio que a gente tem recebido do Governo de Sergipe e também dos municípios aqui da região, no nosso empreendimento de conexão do Terminal GNL da Enerva à Malha da TAG; um investimento superior a 350 milhões de reais, que gerou no seu pico de obra, acima de 500, 600 empregos e a gente tem orgulho de dizer que 70% da mão de obra local. Então estou realmente feliz, emocionado e orgulhoso de poder fazer parte, agora mais do que nunca desse estado”, comemora.
O diretor-geral da ANP, Rodolfo Henrique de Saboia afirmou estar muito contente e honrado. “Me sinto extremamente feliz de estar adquirindo a cidadania sergipana e atribuo isso ao fato da contribuição que a ANP tem dado no sentido de promover as condições do mercado do desenvolvimento do gás natural e petróleo aqui no estado de Sergipe. Fico muito contente de receber essa homenagem e entendo como significado de um agradecimento por um tijolo que a ANP possa ter colocado na construção da obra que é o desenvolvimento desse mercado de gás natural que tanto benefício já trouxe e pode trazer ainda. Eu só tenho a agradecer aos amigos que fiz em Sergipe, ao deputado Luciano Pimentel, ao governador Fábio Mitidieri, ao senador Laércio Oliveira, um relator importante na reformulação da nova lei do gás, Marcelo Menezes, diretor da Sedetec e ao povo de Sergipe como um todo em nome da ANP.
O diretor da empresa Polimix, José Antero dos Santos complementou: “É um enorme prazer estar aqui hoje;eu nasci na Bahia, mas tenho laços sanguíneos com esse estado, pois meu pai nasceu na região do município de Salgado. Tive a grata surpresa de vir para esse estado, num convite inusitado para liderar um programa de expansão da empresa aqui no Nordeste, a começar por Sergipe, por Pacatuba. Aracaju foi um bálsamo para mim, minha vida melhorou bastante aqui; casei com uma sergipana, meus dois filhos são sergipanos e os 20 melhores anos da minha vida tem sido aqui. Agora que sou sergipano de direito, agradeço aos meus conterrâneos”.
Familiares e amigos dos homenageados participaram da solenidade abrilhantada pelo Coral da Alese (Corales).