Realizado por estudantes o evento é maior simulação de uma Assembleia da ONU na América Latina
Na manhã desta segunda-feira, 6, o deputado federal e pré-candidato ao Governo de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD) prestigiou o Atheneu ONU, evento realizado pelos alunos do Colégio Atheneu Sergipense. Trata-se da maior simulação de uma Assembleia da ONU na América Latina.
Esse ano o evento que chega a sua quarta edição teve como foco as questões que envolvem a Guerra na Ucrânia. Cerca de mil alunos se dividiram em representações diplomáticas de países como Rússia, Alemanha, China, Ucrânia, Polônia, França, EUA e Brasil.
“Do que adianta ter voz se você não a usa? E o que nós estamos vendo aqui são vocês alunos usando a voz de vocês para dizer: Eu quero ensino de qualidade! Eu quero escola em Ensino Integral! Eu quero emprego! Eu quero renda! Porque o jovem não é só sobre o amanhã, o jovem quer ser o hoje, quer ser o agora e nós temos essa obrigação com vocês.”, destacou Fábio em seu discurso para a juventude.
A simulação realizada pelos estudantes foi um verdadeiro laboratório de ciências sociais, diplomacia, ciência política, política internacional e direito. O encontrou, além de tratar sobre o conflito internacional entre Rússia e Ucrânia também abordou temas como a truculência no município de Umbaúba que levou à morte Genivaldo de Jesus Santos.
No final do encontro, os pré-candidatos ao Governo assinaram um Termo de Compromisso Educação como política de Estado e com ideias de Políticas Públicas nas áreas propostas por alunos da escola. Fábio acompanhou ainda o lançamento do POP Atheneu Política Pública que visa aproximar os jovens da vivência política do Brasil e por em lugar de diálogo.
“Essa nossa iniciativa e tudo que discutimos aqui foi referendado pelos pré-candidatos ao Governo de Sergipe, ao Senado da República, Câmara Federal e Assembleia Legislativa de Sergipe que se comprometeram a analisar propostas feitas por nós estudantes sobre Educação”, pontuou a estudante Renata Aragão, da comissão organizadora do Atheneu ONU.