Em demonstração de respeito e cordialidade entre os poderes Executivos Estadual e Municipal, o governador Fábio Mitidieri reuniu o prefeito em exercício de Aracaju, Ricardo Vasconcelos, e vereadores da capital nesta quarta-feira, 20, no Palácio Museu Olímpio Campos. Na ocasião, o chefe do Executivo estadual apresentou investimentos do governo na cidade, a exemplo do edital de licitação da obra da ponte Tancredo Neves- Coroa do Meio, que será assinado na próxima terça, dia 26.
Fábio Mitidieri ressaltou que iniciou sua vida política na Câmara de Vereadores e que considera a Casa o termômetro da sociedade, já que debate e legisla sobre demandas e serviços do município. Todos os vereadores, situação e oposição, foram convidados. “Este é um momento institucional importante, uma reunião de cortesia para os vereadores e para o prefeito em exercício. Mostramos ações do governo do Estado para a população aracajuana e debatemos investimentos como a construção de uma escola estadual no bairro 17 de março, cujo terreno está em discussão com a SPU. Quero agradecer aos vereadores da oposição que compreenderam que este é um momento institucional, de diálogo entre os poderes”, afirmou o governador, destacando sua passagem na Câmara. “Tenho orgulho de ter começado minha trajetória como vereador e estou feliz em ver um vereador prefeito em exercício”.
Durante o encontro, o governador voltou a tratar da construção das pontes Tancredo/Coroa do Meio e Aracaju/Barra dos Coqueiros. As obras serão importantes para a mobilidade e para fomento do desenvolvimento. Próxima terça-feira, 26, será assinada ordem de serviço para licitação da ponte Tancredo-Coroa do Meio, o projeto possibilitará um novo acesso aos bairros Atalaia, Coroa do Meio e Zona de Expansão.
Mitidieri também informou sobre o andamento do projeto da segunda ponte sobre o Rio Sergipe, que ligará os municípios de Aracaju e Barra dos Coqueiros. A Comissão de Licitação recebeu a documentação de empresas interessadas em participar do processo para a contratação de serviços destinados à elaboração de estudos para o empreendimento.
Prefeito em exercício por conta da viagem internacional do prefeito Edvaldo Nogueira, Ricardo Vasconcelos pontuou que os resultados positivos do Estado refletem na melhoria da qualidade de vida da capital. “Essa ação do governador é um importante gesto estadista porque representa o diálogo aberto com vereadores e com a população. Acompanho as ações do governo e a inquietude de Fábio em realizar uma boa administração”.
O fomento ao turismo foi pauta da conversa. O governador apresentou dados econômicos do setor levantados pelo Observatório de Sergipe, com o apoio de parceiros como Universidade Federal de Sergipe (UFS), Sebrae e Fecomércio. De acordo com os dados levantados, houve um crescimento na arrecadação estadual quando se compara os meses de junho em 2023 e em 2022. Este ano, a arrecadação de ICMS subiu 3,6%, o equivalente a R$ 26,7 milhões. Quando se observa o ICMS de produtos juninos e turísticos, o crescimento foi de 23,4%, o que representa R$ 11 milhões.
“Quando tem planejamento, tem resultado. O turismo gera emprego de forma célere. Desde janeiro estamos atuando de forma planejada com lançamento do calendário anual de eventos, participação em feiras e divulgação em veículos de comunicação. Nosso aeroporto é o que mais cresce em fluxo de passageiros do Nordeste, com crescimento de 21,9% na movimentação de passageiros em comparação ao mesmo período de 2022”.
Líder do prefeito Edvaldo Nogueira na Câmara, o vereador Antônio Bittencourt destacou o caráter democrático do encontro. “Fico muito feliz pelo caráter democrático da reunião, republicano do governador em chamar todos os vereadores e prestar contas das ações do Estado, especialmente em Aracaju, onde temos ação direta. Um espaço de interlocução destacável”, disse.
A vereadora Sônia Meire apresentou questões sobre déficit habitacional e entregou solicitação de audiência com representantes de movimentos sociais que lutam por moradia. “Foi uma abertura de escuta importante do governador. Trouxemos preocupações com a questão ambiental, moradia e saúde e ele se comprometeu em dar atenção às pautas e de receber as categorias e sindicatos”, afirmou.