O deputado estadual Iran Barbosa (PSOL) ocupou à tribuna do grande expediente da Sessão Plenária desta terça-feira, 12, realizada pela Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) para registrar a preocupação com as condições estruturais do Centro de Excelência Barão de Mauá, localizado no Conjunto Orlando Dantas.

“Fui convidado por alunos da unidade de ensino e ouvi os relatos dos mesmos e colegas professores. Na oportunidade, percebi a triste realidade do intitulado Centro de Excelência. A realidade é totalmente diferente dos discursos oficiais e a nomenclatura adotada que essas unidades de ensino passaram a ter, pois a excelência que buscamos é a real e concreta na garantia da oferta de ensino de qualidade para todos e todas. Nós ouvimos as queixas da comunidade escolar, baseada na falta de estrutura completa para atender as necessidades do Centro de Excelência que se propõe a atender o aluno em tempo integral e isso é grave. Não tem um refeitório adequado, assim como instalações sanitárias adequada, há uma necessidade de capinagem no terreno da escola, não há um ambiente de convivência voltado ao lazer. A escola é uma caixa de cimento que parece mais uma prisão do que uma escola de verdade. Deixo registrado o meu apelo ao Governo de Estado e a pasta competente no sentido de que sejam tomadas as devidas providências. Fiz um relato específico sobre o Barão de Mauá porém, essa é uma situação reproduzida em outras unidades de ensino também”, salientou.

O parlamentar relembrou ainda a importância da unidade na região. “Antes de virar Centro de Excelência o trabalho desenvolvido na escola era reconhecido por toda comunidade e a preocupação é que a mudança de denominação e a promessa feita em relação à escola está gerando um rebaixamento da qualidade. Presenciei uma colega dando aula no corredor da escola por conta do calor dentro da sala de aula. É uma situação muito grave e quero prestar aqui a minha solidariedade e vou me empenhar para dialogar com a pasta da Educação na ideia de encontrarmos soluções para minimizar os efeitos dessa política do faz de conta”, disse.

Aparte

O deputado Georgeo Passos (Cidadania) fez um aparte e contribuiu com a pauta. “Gostaria de registrar que recentemente fiz uma visita ao Colégio Prof. Gonçalo Rollemberg Leite que também é conhecido como Centro de Excelência e se encontra em reforma há algum tempo. Durante a pandemia quando as aulas presenciais estavam suspensas foi dado início a uma reforma que não se concluiu e colocaram os alunos em um local próximo ao Shopping Riomar em um edifício alugado. O drama que percebemos quando chegamos lá é que não tem espaço para todos os alunos irem no mesmo horário. Os alunos estão tendo somente três dias de aula e fazendo rodízio. Não há espaço para educação física, não há possibilidade de realizarem refeições e isso precisa ser resolvido com urgência”, finalizou.

Foto: Joel Luiz