O presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe(Alese), Jeferson Andrade (PSD) concedeu entrevista para o Jornal da Cidade, edição de final de semana, 01 a 03 de abril, onde explanou sobre o olhar da Assembleia Legislativa acerca da Tecnologia como ferramenta para o Desenvolvimento de Sergipe.

Acompanhe na íntegra a entrevista:

INOVAÇÃO
A Assembleia Legislativa está ao lado da tecnologia e da inovação como forma de promover o desenvolvimento da economia de Sergipe e melhorar a vida dos sergipanos. Foi o que disse o presidente da Alese, deputado Jeferson Andrade (PSD), ao visitar o Tiradentes Innovation Center, instituição fundada em 2019 pelo Grupo Tiradentes para a criação de produtos e startups nas áreas de educação, inovação, empreendedorismo e formação profissional.

Ele fez questão de acompanhar os deputados que fazem parte da Comissão de Ciência, Tecnologia e Informática da Assembleia Legislativa na visita ao Innovation Center, que fica no Campus da Unit da Farolândia, em Aracaju. Jeferson colocou a Alese à disposição do Grupo Tiradentes para a discussão de projetos voltados ao setor de tecnologia e inovação.
“O que a gente vê aqui é que essas em- presas (startups) podem gerar oportunidades para o Estado crescer. O que a Assembleia quer dizer é que podem contar conosco. O Estado precisa inovar, agregar, entregar, dar mais qualidade de vida ao seu povo”, afirmou o presidente da Assembleia Legislativa.

Ele conheceu as incubadoras de startups e o laboratório de fabricação digital que incentiva o aprendizado por meio da filosofia “faça você mesmo”, com o uso de modernas ferramentas de manufatura. O Innovation Center desenvolveu, nos últimos anos, 18 startups que atuam em vários ramos em Sergipe.

ECONOMIA DIGITAL

Jeferson propôs a realização de uma audiência pública da Comissão de Ciência e Tecnologia da Alese para discutir a importância da inovação para a competividade da economia sergipana e prometeu estreitar a relação com instituições de outros Estados, como Pernambuco, que tem um dos maiores parques tecnológicos do país. Criado em 2000, o Porto Digital de Recife tem mais de 350 empresas e instituições, conta com 14,7 mil profissionais e empreendedores e gerou um faturamento de R$ 3,67 bilhões em 2021, tornando-se o terceiro maior polo de serviço da capital pernambucana.

O Plano de Desenvolvimento de Sergipe, feito pela própria Assembleia Legislativa com o apoio técnico da Fundação Dom Cabral, já propõe a formulação de uma estratégia para a transformação digital para a economia sergipana. Diz o estudo: “Esse plano (de transformação digital) é central para os três eixos escolhidos para o desenvolvimento da economia de Ser- gipe: óleo e gás, turismo e produção regional e pequenos empresários. Além do mais, pode ser parte da transformação do próprio governo do Estado. A conectividade tem mostrado o potencial de capacitar milhões de pessoas e, ao mesmo tempo, oferecer às empresas novas oportunidades de criação e captura de mercado”.

PONTE PARA O DIÁLOGO

A Comissão de Ciência, Tecnologia e Informática da Alese é composta por Maísa Mitidieri (PSD), Carminha Paiva (Republicanos), Georgeo Passos (Cidadania), Adailton Martins (PSD) e Paulo Júnior (PV). Todos estavam na visita ao Innovation Center.

“Esse conhecimento é importantíssimo para que a gente possa dialogar inclusive com o governo”, argumentou Maísa, que preside da Comissão. “O papel da Alese é fazer essa ponte para levar essa demanda, melhorar o quadro do governo e fazer parceria para que Sergipe avance em ciência, tecnologia e inovação”, acrescentou.
“A gente fica feliz de estar aqui conhecendo e esperando que a Assembleia abrace essa causa da ciência e tecnologia como um todo. Essa pauta não é de situação e nem de oposição: é uma pauta que merece ser abraçada por Sergipe”, opinou Georgeo Passos.

Os deputados foram recebidos pelo fundador do Grupo Tiradentes, Jouberto Uchoa, pelo presidente do Grupo, Luciano Klima, pelo vice-presidente de Relações Institucionais, Saumíneo Nascimento, e pelo coordenador de Empreendedorismo e Inovação do Innovation Center, Marcelo Dósea. “Nós estamos realizando uma série de ações para que a Unit possa servir ao Estado. Queremos ser parceiros de vocês em qualquer projeto técnico, científico, que a Universidade possa contribuir”, disse Uchoa, dirigindo-se aos parlamentares.