A deputada estadual Kitty Lima (Cidadania) celebrou de forma transparente a atuação do seu primeiro ano de mandato como deputada estadual por Sergipe. Recheado de pautas, discussões e lutas, 2019 foi um ano de intensa atividade legislativa para a deputada, que finalizou o período com a apresentação de um total de 54 projetos de lei; 60 indicações; 17 requerimentos/ofícios; 12 moções; 4 resoluções apresentadas e 6 leis aprovadas.

Os números representam parte de um leque de atuação de Kitty Lima, que durante esse período visitou 16 municípios no interior do estado com o objetivo de entender as demandas e principais anseios das regiões. Destaca-se ainda que, nesse intervalo de tempo, a parlamentar consolidou a campanha de bem-estar animal em 5 cidades, através da parceria com a ONG Anjos.

“Foi um ano de muitas vitórias e, acima de tudo, de aprendizado. Ainda temos muito o que construir e esse é só o início de uma jornada, mas os passos dados nesse período me dão confiança de que teremos um mandato histórico, com proposituras e debates necessários para a sociedade. Estou confiante e ansiosa, pois 2020 será ainda melhor”, exaltou Kitty.

Entre as principais atuações da deputada, seis assuntos ganham maior relevância, além das ações de bem-estar animal. São eles: as lutas pela convocação dos concursados na área de segurança pública; pela retomada do serviço da carreta do câncer; pela minimização dos efeitos do óleo na costa sergipana; pelo fechamento do zoológico de Aracaju; pela retomada dos serviços nas maternidades do interior e pela aprovação da lei que garante a prisão em caso de maus-tratos contra animais no Congresso Nacional.

Concursados

Enquanto parte do Poder Legislativo, a parlamentar lutou incansavelmente pela convocação dos aprovados nos concursos do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e dos Agentes Penitenciários. Foram diversas as frentes de atuação, entre elas reuniões com o próprio governador e realização de audiências públicas.

Carreta do câncer

Um das primeiras problemáticas em evidência no início de 2019 foi a paralisação do serviço ofertado pela carreta do câncer às mulheres em fase de tratamento da doença. O que parecia impossível na política sergipana aconteceu: Kitty Lima e seus aliados do G-4 se uniram e intermediaram o diálogo entre o Governo de Sergipe e a empresa responsável pelo equipamento. O resultado foi positivo e o serviço retomou o funcionamento.

Defesa dos pescadores

Os efeitos da maior tragédia ambiental da história do Brasil atingiram Sergipe em cheio e graças à atuação de Kitty Lima e do senador Alessandro Vieira (Cidadania) os efeitos devastadores foram menos prejudiciais às categorias dos pescadores e das marisqueiras. Foram feitas audiências públicas, reuniões, e o resultado da atuação conjunta garantiu o pagamento de auxílio emergencial aos trabalhadores.

Bem-Estar Animal

As ações de bem-estar animal, projeto adotado por Kitty antes mesmo de atuar na política, continuaram a todo vapor e ganharam maior proporção em 2019. Municípios como Carira, Simão Dias e Lagarto, receberam a atuação da deputada em parceria com a ONG Anjos, os quais levaram consultas veterinárias grátis à população mais carente das regiões. Além dos citados, Aracaju e São Cristóvão voltaram receberam o bem-estar na Zona de Expansão e no Loteamento Tijuquinha, respectivamente.

Fechamento do zoológico

O zoológico do Parque da Cidade, em Aracaju, continua apresentando sinais evidentes de crueldade aos animais silvestres que vivem ali sob cativeiro. Em 2019, Kitty decidiu intensificar a cobrança pela desativação do espaço e intermediou diálogos, cobrou o apoio da OAB Sergipe, do governador do estado e de autoridades ambientais. A luta tem sido árdua, mas 2020 promete ser um ano decisivo a partir de novas iniciativas da parlamentar.

Cadeia para maus tratos contra os animais

Construir diálogo com os principais representantes da causa animal no Poder Legislativo do Brasil foi uma das primeiras atitudes tomadas pela deputada sergipana quando iniciou seu mandato na Alese. Foram inúmeras audiências e congressos em que Kitty Lima representou Sergipe, em especial na mobilização pela aprovação do PL que pretende estabelecer pena de reclusão a quem praticar ato de maus tratos a animais. A iniciativa tem avançado no Congresso Nacional e junto à opinião pública, indicando uma futura vitória da causa animal.

Defesa das maternidades

Em setembro deste ano, Kitty Lima flagrou um descaso que tomou grandes proporções na saúde pública de Sergipe: uma mãe deu à luz ao seu filho em frente ao Hospital Amparo de Maria, em Estância. O fato ocorreu enquanto a parlamentar tentava dialogar com a direção da maternidade para a retomada do serviço. Ainda no mês seguinte, Kitty visitou a Maternidade de Capela e foi alertada pelos funcionários da proposta de fechamento da unidade. Desde então, ela tem participado de manifestos e reuniões pedindo a reabertura do local.

Alese