O senador Laércio Oliveira (PP-SE) fez um discurso no Plenário do Senado na segunda-feira, 30, criticando a decisão unilateral da companhia aérea Gol, de suspender todos os voos que ligam a Aracaju, à cidade do Rio de Janeiro. “Nenhuma explicação convincente foi dada. Apenas disseram que estão fazendo ajustes operacionais”, disse o parlamentar.
Laércio questionou por que a Gol retirou esses voos visto que os dados que mostram que pelo 9º mês seguido, o Aeroporto Santa Maria de Aracaju registrou aumento no número de embarques e desembarques. Só em setembro, houve crescimento de 21% em relação ao mesmo período do ano passado. No acumulado do ano, registramos aumento no fluxo de passageiros de quase 25%.
“Esse número é bem superior ao verificado, em setembro deste ano, em outros aeroportos da Região Nordeste. A hotelaria também tem tido resultados bastante expressivos em Sergipe. Este ano, o setor terá um crescimento de, no mínimo, 10 % se comparado a 2022, o que significa 65% de taxa de ocupação geral anual”, afirmou.
O parlamentar lembrou ainda que tanto o Governador do Estado, Fábio Mitidieri, quanto o Prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, têm se empenhado pessoalmente para promover o turismo no Estado. “Diversas ações têm sido promovidas pela Secretaria de Estado do Turismo, ao longo deste ano, para divulgar o Destino Sergipe nos principais mercados emissivos de turistas para o Estado. A Secretaria de Turismo do Estado tem participado das mais importantes feiras voltadas ao turismo em nível nacional. Além disso, também estamos promovendo capacitações para agentes de viagens de várias partes do País. O objetivo é apresentar as nossas riquezas naturais, culturais e gastronômicas. Mostramos, também, que temos roteiros turísticos variados e boa estrutura para receber os viajantes” explicou o senador.
Laércio explicou ainda que em 2023, o Governo do Estado disponibilizou cerca de R$ 15 milhões para a promoção do turismo, um volume de recursos inédito para investimento no setor, investimento esse que inclui não apenas o apoio à infraestrutura de turismo, mas também à divulgação dos destinos turísticos sergipanos entre as principais operadoras do País.
“Não poderia deixar de mencionar que o Governo do Estado assinou um termo de acordo de redução do QVA (querosene de aviação) com a companhia aérea GOL, baixando a alíquota incidente de 19% para 12%, contribuindo assim para a redução dos seus custos operacionais. Os números mostram que estamos no caminho certo!”, observou.
Laércio disse ainda que é um entusiasta da pauta do turismo por ser uma importante ferramenta para o desenvolvimento econômico do país. “Ele é transversal e envolve vários segmentos de comércio e serviços. Estudos mostram que o setor de turismo é responsável por 7,8% dos empregos no Brasil e tem crescido acima da média, respondendo por 1 de 10 novos empregos em 2023. O setor também é muito importante para o desenvolvimento regional e também de estados e municípios de menor PIB per capita”, disse.
Mas para que os números cresçam, é preciso passar pela melhoria da malha aérea. “O aumento do número de voos para Sergipe representa um ganho substancial para atrair mais turistas para o Estado. Inclusive o próprio governo federal tem adotado como estratégia de crescimento do turismo a conectividade aeroportuária com fomento a aeroportos regionais, ampliação de oferta de voos e terminais rodoviários integrados à aeroportos”, observou.
O senador concluiu seu discurso fazendo um apelo ao diretor-presidente da Gol Linhas Aéreas, Celso Ferrer, no sentido de que seja revista essa decisão, o mais rápido possível, para que o turismo do Estado de Sergipe não sofra mais prejuízos.