Na Sessão Plenária desta terça-feira (26), na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), a deputada estadual Linda Brasil (Psol) destacou a necessidade de intensificar as medidas de segurança e orientação para o trânsito, com especial atenção à Orla da Atalaia e principais pontos turísticos de Aracaju. Na ocasião, a parlamentar apresentou relatos de seguidores - moradores e visitantes assíduos da região - que demonstram preocupação com a ausência de agentes de trânsito em locais com grande fluxo de veículos e turistas. 

Durante seu pronunciamento, a parlamentar lamentou o acidente ocorrido no último domingo (23), quando uma criança de apenas 7 anos perdeu a vida em um acidente trágico na região da Passarela do Caranguejo. Além disso, a deputada relatou denúncias encaminhadas por moradores do bairro Atalaia, que revelam ausência de organização no trânsito em outros pontos de grande fluxo de veículos e pedestres. 

"As pessoas estão perguntando: agente de trânsito é para estar aonde? Não é para estar na rua? Não é para garantir a segurança do povo? Por que esses espaços não têm agentes de trânsito organizando o fluxo do trânsito, garantindo a segurança das pessoas? Deixo aqui os questionamentos para que a Prefeitura dê um retorno à população", registrou a parlamentar.

Linda reforçou que é urgente a implementação de um plano estratégico para garantir a presença constante de agentes de trânsito nos pontos turísticos da cidade.  “Reforço essa cobrança à Prefeitura de Aracaju e à SMTT. Não podemos aceitar que apenas depois de tragédias as vidas sejam lembradas. A segurança viária é uma obrigação do poder público, e a população exige medidas concretas para evitar que novas famílias passem pela dor irreparável da perda de um ente querido”, declarou.

Patinetes

Linda Brasil voltou a alertar sobre os riscos aos quais a população é submetida diante da implantação de patinetes elétricos na Orla da Atalaia, sem o devido planejamento. Os equipamentos, disponibilizados sem a infraestrutura e conscientização necessárias, vêm sendo utilizados de forma indevida por crianças e adolescentes. Além disso, a ausência de equipamentos de proteção individual durante o uso deixa o usuário ainda mais vulnerável.

A parlamentar frisa que não é contra a implantação de patinetes, mas salienta que a medida demanda planejamento e cuidado, especialmente com atenção à vida das pessoas. “Foi uma medida precipitada e populista. O uso desses equipamentos precisa ser regulado e fiscalizado com seriedade. Não podemos esperar que um acidente grave aconteça para que as providências sejam adotadas”, destacou.

Apesar das regras existentes sobre a utilização dos equipamentos por pessoas maiores de 18 anos, a utilização dos veículos por menores de idade tem sido observada no local. “Não há fiscalização ou restrição no momento de disponibilizar o patinete. Inclusive, o uso em dupla impacta na segurança dos usuários”, avaliou a deputada Linda Brasil, que cobra medidas urgentes para sanar os problemas e preservar vidas.

Foto: Jadilson Simões